Com um total de 15,14 milhões de unidades registadas em 2016, um aumento de 6,5% em relação a 2015, o número de carros vendidos na Europa (UE + Suiça) foi o segundo mais elevado desde 2007, indica a JATO.

A análise ao mercado europeu, incluindo a Suíça (que valeu 314.934 unidades) ao longo de 2016 conclui ainda que o crescimento das vendas foi estimulado pela forte procura de modelos SUV/Crossovers e pelo impulso dado pelas marcas premium.

Sem surpresa, a Volkswagen não apenas segurou a liderança do mercado europeu de automóveis em 2016, como manteve o Golf como o modelo mais procurado pelos europeus. Clio e Polo fecham o pódio dos 3 carros mais vendidos em 2016.

De igual modo, o Nissan Qashqai manteve-se no topo das preferências dos modelos SUV/Crossovers, seguido pelo Renault Captur.

Fazendo uma análise individual aos resultados de venda, a JATO assinala o aumento de 21,4% dos registos dos modelos SUV, que passaram de 3,2 milhões de unidades em 2015 para 3,9 milhões em 2016.

Os carros com estas características representaram mais de um quarto do total de modelos vendidos – 25,6% -, o que significa que 1 em cada 4 carros matriculados, foi um SUV ou um Crossover.

Em contraste, os segmentos tradicionais cresceram apenas 2,2%, esfriando as preferências dos consumidores europeus pelas carroçarias Hatchback, Sedan, Station Wagons e MPVs.

Juntamente com os subcompactos que, apesar de perderem 0,8% de quota de mercado, ainda são responsáveis por 21,2% das vendas europeias, os monovolumes (MPV) reduziram em 0,9% a sua quota de mercado, representando, em 2016, apenas 9,5% do total de registos.

Análise ao comportamento das marcas e modelos

MARCA Unidades
VOLKSWAGEN 1 650 473
RENAULT 1 082 871
FORD 1 022 272
OPEL/VAUXHALL 976 616
PEUGEOT 849 850
MERCEDES 807 336
AUDI 803 520
FIAT 737 103
BMW 714 740
SKODA 633 247
TOYOTA 575 390
NISSAN 535 412
CITROEN 532 110
HYUNDAI 492 218
KIA 423 653
DACIA 413 523
SEAT 340 151
VOLVO 274 014
MAZDA 220 427
SUZUKI 192 149

O Grupo Volkswagen manteve a liderança do mercado e, apesar de 2016 ser um dos anos mais difíceis de sempre para o construtor, lembra a JATO, o fabricante alemão ainda conseguiu aumentar seus registos em 3,3%.

Como o mercado cresceu 6,5% no seu total, isso significa que a participação no mercado do Grupo Volkswagen caiu de 24,8% em 2015 para 24,0% no ano passado.

Em contrapartida, a FCA (Fiat/Chrysler), a Daimler, a Renault-Nissan e o grupo indiano Tata (Jaguar/Land Rover) aumentaram a sua quota de mercado, graças às gamas mais alargadas de SUV e ao aumento das vendas nos mercados do Sul da Europa.

MODELO UNIDADES Variação % 2016/2015
VW GOLF 492 952 -7,8
RENAULT CLIO 315 115 3
VW POLO 308 561 1,9
FORD FIESTA 300 528 -4,4
OPEL/VAUXALL CORSA 264 844 -1,9
OPEL/VAUXALL ASTRA 253 483 29,6
PEUGEOT 208 249 047 8
NISSAN QASHQAI 234 340 0,9
SKODA OCTAVIA 230 255 5,6
RENAULT CAPTUR 217 105 11,1
FORD FOCUS 214 435 -8,5
VW PASSAT 208 575 -8,4
PEUGEOT 308 195 653 -9,1
TOYOTA YARIS 193 969 5,2
FIAT PANDA 191 617 10,5
AUDI A3 190 660 -4,5
FIAT 500 183 198 1,8
VW TIGUAN 180 198 21,3
SKODA FABIA 177 301 9,8
MERCEDES-BENZ CLASSE C 176 551 1,8

 

Por gamas de modelos, o Golf manteve a liderança do raking mas perdeu terreno. De igual modo, Peugeot 308, Ford Focus e VW Passat viram as suas vendas diminuir.

Na tabela dos 20 modelos mais vendidos, o Astra (Opel/Vauxhall), VW Tiguan, Renault Captur, Fiat Panda, Skoda Fabia e Peugeot 208 mostraram desempenho positivo.