O combustível é cada vez mais uma componente importante dos custos. A BP quer aliviar este fardo com ferramentas de gestão e de controlo de eficiência
Mais do que propor às empresas cartões de frota ou de desconto, a BP Portugal pretende ajudá-las na sustentabilidade do negócio e na redução dos seus custos operacionais.
Para isso, tem vindo a criar um conjunto de ferramentas e de serviços capazes de servirem frotas de todas as dimensões, incluindo com vocação internacional, uma vez que a aliança com a Routex lhe garante uma cobertura de mais de 18 mil postos de combustível na Europa.
Promovendo a segurança quer das transações como da gestão de cartões e até das viaturas na estrada em caso de avaria.
Na entrevista que deu à edição de Junho de 2016 da FLEET MAGAZINE, Jorge Gonçalves, diretor de cartões de frota da BP fala das também inúmeras ações que a empresa tem desenvolvido no âmbito da segurança rodoviária, juntamente com parceiros e clientes.
Que ferramentas a BP Portugal pode oferecer às empresas destinadas a garantir uma gestão mais eficiente das suas viaturas?
O cartão de frota BP PLUS, disponibilizado pela BP há vários anos, apresenta um conjunto de valências que permite às empresas obterem crédito para pagamento de combustível e outros produtos (nas lojas BP), mas também gerir e controlar os custos operacionais da sua frota e serviços de suporte em viagem.
Mas 2016 vai ficar marcado pelo lançamento, em Portugal, da plataforma de gestão BP FleetMove. Ao trabalhar no campo da telemetria, possibilita às empresas de transporte um conjunto de informação fundamental para uma gestão operacional muito mais eficiente, tanto ao nível de custos com o combustível, como da própria utilização da frota, ao elaborar relatórios personalizados e adequados à gestão diária da mesma.
Esta plataforma possibilita ainda fazer a seleção dos postos da rede BP/ROUTEX que se encontram na rota do condutor, ajudando a reduzir as despesas em combustível mas garantindo a segurança no que respeita ao abastecimento, uma vez que deteta, através de alertas, as alterações inesperadas dos níveis de combustível. Fornece ainda informações sobre a condução, dando algumas dicas para diminuir a poluição, indicações de cumprimento de horas de condução, com vista na redução de multas e situações críticas derivadas à fadiga, são outras possibilidades desta plataforma que já está disponível na Europa.
Mas não é a única ferramenta anunciada…
Não. Em conjunto com a plataforma de serviços online BP PLUS, a BP disponibiliza também o BP FleetReporter. É outra ferramenta que garante a segurança e o controlo na utilização do cartão BP Plus, já que permite gerir os cartões praticamente em tempo real, personalizar os serviços de acordo com as necessidades de cada operador de frota, solicitar ou cancelar cartões e enviar alertas para prevenir atempadamente potenciais fraudes.
E na estrada, que benefícios para os utilizadores?
A comodidade de pagar com o cartão BP PLUS serviços de portagens, túneis e travessia marítima por ferry em vários países da Europa. A nível nacional foi recentemente lançado um serviço de Via Verde, que permite aos clientes fazer o outsourcing da gestão dos identificadores para a BP, de modo a reduzir custos administrativos.
No apoio à circulação rodoviária lançámos também recentemente um pacote de serviços completo para as empresas que podem necessitar de apoio de assistência e reparação na estrada. Estes serviços abrangem assistência na estrada, serviço de pneus, reboque, oficina e repatriação do veículo e entrega de outro de substituição.
E para frotas com vocação internacional, a articulação com Portugal?
Em primeiro lugar lançámos recentemente um novo serviço de recuperação mais rápida do IVA nos abastecimentos internacionais, o VAT Refund.
Mas o cartão BP PLUS, que pode ser utilizado em 400 postos em território nacional, é também o único cartão em Portugal que oferece uma cobertura europeia, com acesso a mais de 18 mil postos de combustível da aliança Routex. Por outro lado, a possibilidade de fazer a gestão e o controlo, ao minuto, através dos serviços online associados, permite a ativação ou cancelamento rápido dos cartões à distância, para proteção de potenciais fraudes.
Estas funcionalidades têm impactos diretos no controlo das frotas, uma vez que os utilizadores do cartão passam a poder consultar as transações de cada um dos cartões BP PLUS, praticamente desde que as mesmas são efetuadas. Através da informação disponível sobre os quilómetros percorridos, os gestores podem também saber o consumo exato de cada um dos seus veículos, o que lhes permite fazer uma gestão mais pormenorizada e rigorosa dos gastos com o combustível.
Além deste cartão permitir o pagamento de portagens e outros serviços e produtos, como lavagens ou lubrificantes, passou a oferecer também uma assistência técnica completa, incluindo a repatriação do veículo e a entrega de outro de substituição.
A BP também é muito ativa no âmbito da prevenção rodoviária. Porquê esta preocupação?
Além de defendermos uma cultura de “zero acidentes” internamente, assegurando uma política de segurança máxima e de gestão de risco nas nossas operações diárias, na área da responsabilidade social e corporativa, temos vários projetos que pretendem ajudar a inverter os dados da sinistralidade rodoviária entre os jovens portugueses.
Ao nível do negócio, desenvolvemos ao longo do ano vários cursos de condução defensiva para parceiros e clientes que visam incutir na sua atividade profissional, mas também na sua vida pessoal, uma atitude preventiva relativamente aos riscos e uma postura de segurança em todas as suas tarefas.
Parceria com o grupo Salvador Caetano
A BP Portugal celebrou recentemente um novo acordo de fornecimento de lubrificantes Castrol, válido para os próximos dois anos, para toda a rede de oficinas concessionárias das marcas automóveis representadas pelo Grupo .
Este contrato é uma extensão do contrato anteriormente celebrado, colocando a BP e a Castrol na posição de principais fornecedores de lubrificantes para automóvel do grupo nortenho. Esta parceria aprofunda as relações entre a BP Portugal e a Salvador Caetano, através de uma oferta integrada que inclui também a área dos combustíveis.