O grupo segurador deverá pagar 130 milhões de euros ao fundo de capital de risco da Portobello

A imprensa espanhola está a anunciar que a Mutua Madrilena chegou a um acordo para adquirir a empresa de rent-a-car Centauro, de que é actualmente proprietária o fundo de capital de risco da Portobello.

A compra da empresa de aluguer de veículos criada pela família Devesa em Alicante, Espanha, em 1973, encerra-se na estratégia da seguradora de diversificar a sua área de negócios, expandindo a actividade dos seguros para o domínio da mobilidade, onde os serviços do financiamento e dos seguros vão desempenhar um papel fundamental.

Dai que esta aquisição se tenha seguido à das unidades de Banca Privada da EDM e da Alantra.

Há já algum tempo que Ignacio Garralda, presidente da Mutua Madrilena reconhecia esta intenção do grupo, atento às mudanças nas tendências do uso de veículos particulares nas grandes cidades, motivado quer pelo aumento da actividade turística, quer pelas crescentes restrições à utilização do gasóleo e da gasolina, que justificam a proliferação de novos modelos de mobilidade como o carsharing e a aceitação crescente da solução renting.

“Prevemos menos acidentes e menos uso do automóvel. Por isso teremos de adequar o nosso negócio a uma tendência que se impõe e que nos obriga a antecipar novas formas de mobilidade para satisfazer os clientes”, disse Ignacio Garralda.

A Centauro está presente em Portugal e opera junto dos principais aeroportos nacionais do Continente e Região Autónoma da Madeira.

Dispõe actualmente de uma frota de veículos superior a 20 mil unidades.

Fora do seu mercado de origem – Espanha – está ainda presente em Itália e na Grécia.

Este negócio tem semelhanças com um outro realizado por outro fundo de investimento – a Investindustrial – que adquiriu a GoldCar e posteriormente a vendeu à Europcar em 2017.