A SEAT investiu mais de 30 milhões de euros num Centro de Desenvolvimento de Motores composto por nove bancos multi-energia que permitem testar qualquer tipo de motor (de combustão interna, elétricos, híbridos e GNC), desde a fase de desenvolvimento até à sua homologação.

Com o objetivo de garantir que os motores por si fabricados cumprem os requisitos de qualidade, emissões, CO2, durabilidade e desempenho, a SEAT tem vindo a fazer um investimento contínuo ao longo dos últimos cinco anos e tem agora um centro com a capacidade de realizar 14.300 testes de motores/ano.

Estas instalações incluem uma câmara climática, capaz de simular condições de condução extremas (entre os -40 e os +65 graus centígrados e até cinco mil metros de altura), além de estarem equipadas com uma torre automatizada com capacidade para 27 veículos, que os mantém a uma temperatura estável de 23 graus para garantir a sua prontidão para testagem.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/18/seat-leon-edicao-fiscal-para-fazer-avancar-o-seu-negocio/

Neste Centro de Desenvolvimento de Motores operam 200 pessoas, divididas por 3 turnos, 24 horas por dia, durante seis dias por semana. Nesta unidade são feitos testes que permitem validar novos projetos de motorização para diferentes marcas do grupo Volkswagen.

O Centro de Desenvolvimento de Motores SEAT dispõe ainda de um laboratório de emissões que realiza mais de 80 tipos diferentes de testes a cada veículo, como fase de pré-validação e dependendo dos requisitos de homologação estabelecidos. Além disso, está equipado com dispositivos PEMS (sistemas portáteis de medição de emissões capazes de monitorizar dos dados dos veículos em andamento).

Para lá destes equipamentos, o centro possui três bancos para realização de testes de durabilidade, no qual protótipos e veículos fazem até 200 mil km de estrada, sem pausa, enquanto o desempenho do motor é analisado meticulosamente. Deste centro resulta ainda um sistema, instalado pela SEAT, no sentido de recuperar a energia gerada pelos cilindros e devolvê-la sob a forma de eletricidade para posterior consumo.

Além deste Centro de Desenvolvimento de Motores, a SEAT já deu também início À construção do futuro Test Center Energy (TCE), um laboratório de baterias para automóveis, em Martorell.

centro desenvolvimento motores seat