À luz da apresentação da sua Estratégia 2030 “Positive Motion”, a CEPSA prometeu desenvolver “o maior ecossistema de mobilidade elétrica em Portugal e Espanha”.
Em parceria com a Endesa, a CEPSA vai criar uma rede de carregamento ultrarrápido (150 kW) a cada 200 km nas principais estradas e estradas interurbanas da Península Ibérica.
Mas não é só no carregamento elétrico que a CEPSA quer apostar.
Até 2030, a empresa pretende impulsionar a procura de hidrogénio verde no transporte rodoviário. Como? Instalando uma estação de reabastecimento de hidrogénio a cada 300 km nos corredores que ligam Espanha à Europa.
A CEPSA diz querer também atuar nas operações de descarbonização dos clientes industriais, dos transportes aéreos e marítimos, e até mesmo nas suas próprias operações, tudo através da produção de moléculas verdes.
A aposta na descarbonização
Diz a empresa que, em 2030, “vai liderar a produção de hidrogénio verde e biocombustíveis avançados em Espanha e Portugal, com uma capacidade de produção equivalente de 2 GW e 2,5 milhões de toneladas, respetivamente.
Por forma a levar esta estratégia a bom porto, a CEPSA confirma que vai transformar as suas refinarias em “parques energéticos diversificados e sustentáveis”. Ali irá instalar tecnologias baseadas em inteligência artificial e análise avançada para otimizar os seus processos e reduzir o impacto ambiental, acrescenta.
No que respeita às energias renováveis, a empresa prepara-se para desenvolver um portfólio de projetos de energia solar e eólica para seu próprio consumo, com uma capacidade de 7 GW, dos quais 1,5 GW já têm uma ligação à rede.