O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 150 milhões de euros à Cepsa para a instalação de mais de 1.800 carregadores ultrarrápidos nas suas estações de serviço da Península Ibérica.

Este financiamento, diz a Cepsa, vem promover a eletrificação e a descarbonização da mobilidade rodoviária e apoia a estratégia de descarbonização Positive Motion da empresa, que pretende instalar carregadores ultrarrápidos nas suas estações de serviço ainda durante esta década.

O empréstimo faz parte do programa de ação do BEI para apoiar o plano REPowerEU, que visa o garante da segurança energética, reduzindo a dependência da UE das importações de combustíveis fósseis.

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, diz este empréstimo é o comprovar do empenho do Banco num modelo de mobilidade sustentável, no qual a eletrificação e a descarbonização do sector dos transportes rodoviários desempenham um papel fundamental.

O responsável acrescenta que, para atingir objetivos de redução de emissões num sector que se revela fundamental para a alcançar a neutralidade carbónica na União Europeia (UE), é essencial uma forte cooperação com empresas empenhadas na descarbonização [aqui o caso da Cepsa].

Já Maarten Wetselaar, diretor executivo da Cepsa, diz que a fim de tornar a mobilidade elétrica uma realidade, a empresa decidiu apostar no carregamento ultrarrápido, que permite efetuar deslocações interurbanas em veículos elétricos sem que o tempo de carregamento constitua um travão aos incentivos à procura por parte dos utilizadores.

“Agradecemos ao BEI o apoio concedido a este projeto, que nos permite prosseguir o objetivo de equipar com carregadores ultrarrápidos mais de metade das estações de serviço da nossa rede em Espanha e em Portugal”, conclui.

Estado da arte da Mobilidade Elétrica em Portugal

Investimento da Cepsa na mobilidade elétrica

Está em curso a implementação de uma rede de pontos de carregamento ultrarrápido nas estações de serviço de Portugal e Espanha.

As estações estarão equipadas com carregadores de, pelo menos, 150 kW, localizados nos principais corredores e vias de comunicação.

Atualmente, a empresa dispõe de mais de 130 pontos de carregamento ultrarrápido, está a desenvolver mais 330 pontos e tem como objetivo instalar carregadores deste tipo em mais de 1.000 estações de serviço até 2030.

O papel da política fiscal na transição para a mobilidade elétrica

O Banco Europeu de Investimento

É a instituição de financiamento a longo prazo da UE, cujo capital é detido pelos Estados-Membros e concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objetivos estratégicos da UE.

O Grupo Banco Europeu de Investimento – constituído pelo BEI e pelo Fundo Europeu de Investimento – registou em Portugal resultados na ordem dos 1.700 milhões de euros de novo financiamento, assinado em 2022.