A ChargeGuru fundiu-se com a Zeplug.

A plataforma de carregamento de veículos elétricos (VE) diz que a fusão com o operador europeu de infraestruturas de carregamento vai criar um dos maiores fornecedores de carregamento de VE na União Europeia, com uma oferta integral que cobre toda a cadeia de valor, desde a instalação até à gestão e manutenção.

Esta fusão, diz a ChargeGuru, vem quebrar algumas barreiras existentes no carregamento de VE em garagens de condomínios e/ou empresas.

É feita uma pré-instalação no edifício, sem qualquer custo para o condomínio/proprietário do edifício, possibilitando a adição de pontos de carregamento à medida que forem solicitados pelos utilizadores de VE.

Todo o processo é gerido unicamente pela ChargeGuru, desde a consultoria até à instalação e manutenção da infraestrutura de carregamento.

Ambições para 2025

Da recente fusão entre as duas empresas estão patentes já dois – claros e bem definidos – objetivos:

  1. Instalar mais de 100 mil pontos de carregamento elétrico na Europa até 2025;
  2. Reforçar as parcerias existentes com mais de 20 fabricantes de automóveis em toda a Europa.

O novo grupo resultante desta união contará ainda com cerca de 240 milhões de euros, angariados pela Zeplug em 2022, junto do fundo de estruturas ICG (Intermediate Capital Group).

As duas empresas vão aproveitar as suas sinergias, experiência e conhecimentos complementares para se tornarem num líder europeu em mobilidade elétrica, objetivo já expresso por Gilles Gomis, co-fundador da Zeplug e da ChargeGuru: “não temos dúvidas de que a complementaridade das nossas competências e experiência, em conjunto com o poder da nossa oferta inovadora para edifícios residenciais e de escritórios, nos permitirá responder à crescente procura de infraestruturas de carregamento elétrico em toda a Europa”.

Nicolas Banchet, outro co-fundador da Zeplug e da ChargeGuru, destaca a posição que a Zeplug alcançou no mercado francês, graças a uma oferta “inovadora e sem custo que fornece uma solução específica para a complexidade do carregamento de VE em edifícios residenciais e de escritórios”.

A ChargeGuru em Portugal

A operar em dez países desde 2018, a ChargeGuru vê em Portugal “uma grande oportunidade de crescimento”.

Ao o ritmo a que a mobilidade elétrica tem crescido e se tem cimentado no nosso país, a ChargeGuru diz que a sua solução integral contribuirá, em grande medida, para que os cidadãos e as empresas portuguesas ultrapassem os obstáculos que até agora dificultam a eletrificação da mobilidade, ao mesmo tempo que vai permitir a Portugal posicionar-se no mesmo nível de crescimento dos seus vizinhos europeus.

Marcus Torres, diretor geral da ChargeGuru em Portugal, diz que a rápida evolução da transição energética exige uma resposta rápida. “O objetivo da ChargeGuru ao propor esta oferta inovadora, possível devido à fusão com a Zeplug, que já demonstrou o seu valor no mercado francês, é emergir como o principal líder europeu em soluções de carregamento elétrico. Ao abranger toda a cadeia de valor, temos a capacidade de facilitar significativamente a transição para a mobilidade elétrica em Portugal”, acrescenta.

A ChargeGuru foi uma das empresas presentes na área de exposições da 11.ª Conferência Gestão de Frotas – Expo & Meeting, no passado dia 30 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril.