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A Chronopost Portugal vai usar a Kangoo Express Z.E., o primeiro comercial ligeiro eléctrico produzido em larga escala, na entrega de algumas das suas encomendas.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Renault e a Chronopost, contribuindo para promover a mobilidade elétrica e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

“Com os preços dos combustíveis a aumentarem sucessivamente, estamos a analisar várias alternativas que contribuam para a criação de soluções mais amigas do ambiente e, ao mesmo tempo, para a redução do consumo de combustível”, Olivier Establet, administrador-delegado da Chronopost

É a primeira vez que este veículo comercial 100% elétrico é usado em circuitos de distribuição. A viatura apresenta um comprimento de 4,21m, dispõe de um volume de 3 m3, e de uma capacidade de carga útil de 650 kg. Com prestações equivalentes às do Kangoo Express térmico, o Kangoo Z.E. revela-se mais económico a longo prazo, já que tem custos energéticos, de utilização e de manutenção inferiores.

“Vamos continuar a acompanhar o mercado dos veículos elétricos e a sua evolução. É necessário estudar novas soluções que possam conciliar os interesses dos agentes económicos com as preocupações ambientais”, David Pinhol, director de suporte às operações e frota da Chronopost

 
Em Março, a entrega de algumas encomendas pela Chronopost foi realizada pelo modelo G5 da Goupil, um veículo que pode funcionar como 100% elétrico ou como híbrido.

 
Em Portugal, a empresa está a implementar o Chrono City em algumas cidades portuguesas. Trata-se de um “trolley eléctrico”, movido a electricidade através de baterias, e que permite efetuar tanto recolhas como entregas de documentos e pequenas encomendas em zonas densamente povoadas. Em Portugal este veículo já circulou no Porto e em Évora.