Em Setembro, a Chronopost lança novo concurso para mais 250 furgões comerciais
Na sua quase totalidade, a frota operacional da Chronopost é constituída por carros da Renault.
David Pinhol, diretor do Pólo Serviços e Inovação, lidera o processo de seleção e justifica a opção com as condições oferecidas e que vão além da mera avaliação do TCO.
Da apresentação de propostas à decisão final podem mediar vários meses, com o propósito de conseguir o melhor negócio.
David Pinhol detalha os passos da negociação:
“Primeiro lançamos um caderno de encargos para os importadores das marcas, no qual definimos o produto que pretendemos. As marcas são escolhidas em função do tipo de viatura. Perante as sugestões que nos oferecem, selecionamos o modelo e a versão, com o equipamento que pretendemos, para que possam apresentar as suas propostas de preço. Desde logo, avaliamos também tudo o que tem a ver com o pós-venda, porque é vital garantirem-nos capacidade de reparação/manutenção fora do horário normal das oficinas, nomeadamente aos sábados”.
Perante as propostas das marcas, a Chronopost seleciona as melhores condições e transfere os valores para as gestoras que entende terem condições de prestarem um bom serviço.
“Depois de obtidos os valores das locadoras, damos uma nova oportunidade às marcas de retificarem os valores, mostrando-lhes apenas o posicionamento em determinada locadora, nunca os valores propostos, mas explicando os aspetos que podem melhorar para se tornarem mais competitivos”.
O objetivo, explica David Pinhol, é a marca decidir se quer ou não continuar, se tem ou não capacidade para melhorar a oferta.
“Não excluímos nenhuma marca, damos é uma segunda oportunidade de rentabilizarem o negócio”, frisa.
“Essa melhoria de condições pode passar por descontos, rappel… Como o caderno de encargos é vasto, existe também a possibilidade de contrapartidas de serviços com a Chronopost. É tudo contabilizado”.
A negociação dura alguns meses:
“No caso das 50 Renault Master contratadas à Leaseplan demorou cerca de 2 meses e meio. Mas, em Setembro, vamos abrir novo concurso para mais 250 viaturas que devem começar a ser entregues em Março do próximo ano”, adianta David Pinhol.
Na entrevista publicada na edição de Junho de 2016 da FLEET MAGAZINE, David Pinhol detalha também o que a Chronopost tem feito para conseguir obter resultados bastante positivos no âmbito da sinistralidade.
Uma dessas ações é a limitação da velocidade máxima na frota de comerciais.