Os novos Mercedes-Benz Classe E vão incluir um escritório móvel Cisco. Como? Graças a uma parceria da marca automóvel com a empresa tecnológica.

O carro premium vai incluir o Webex Meetings e Calling e utilizar capacidades de áudio baseadas em Inteligência Artificial (IA) com vista a oferecer mais flexibilidade e segurança aos condutores Mercedes-Benz.

Diz a Cisco que devido à atual era de trabalho híbrido, a necessidade de levar o trabalho para todo o lado é uma realidade. Como tal, desenvolveu o Webex by Cisco, uma aplicação que vai ajudar os condutores Mercedes-Benz a “trabalhar de forma cómoda e segura a partir dos seus veículos”. E para isso dá exemplos: um arquiteto poderá visitar uma obra e colaborar com a sua equipa que ficou na empresa, ou mesmo realizar uma reunião a partir do parque de estacionamento.

Assim, com o Cisco Webex Suite, será possível ao condutor utilizar o Meetings para fazer reuniões ou o Webex para realizar chamadas de nível profissional.

Liberty Seguros e Mercedes-Benz Financiamento renovam parceria

Para tornar a experiência do condutor e dos passageiros que trabalham a bordo do Classe E, a Cisco diz que equipou a tecnologia de inteligência de áudio Webex com “o melhor cancelamento de ruído da sua classe, tornando mais fácil ouvir e ser ouvido, realçando e melhorando a clareza da voz e eliminando os ruídos de fundo que causa distrações, como o da estrada ou de conversas laterais”.

Outro dos capítulos na utilização deste sistema prende-se com a segurança: quando o carro está em movimento, a Cisco garante que as reuniões e chamadas utilizarão apenas o áudio. No entanto, assim que estacionarem o veículo, os utilizadores poderão utilizar o Webex para videochamadas, transcrição automática assistida por IA, partilha de conteúdos e até mesmo utilizar emojis para reagir.

Para utilizar a aplicação Cisco Webex, basta ao condutor do novo Mercedes-Benz Classe E descarregar a app da Mercedes-Benz Car App Store recorrendo à conexão Wi-Fi ou de dados móveis que o veículo inclui. Assim a aplicação ficará disponível diretamente no ecrã tátil do sistema de info-entretenimento do carro, o que elimina a dependência do smartphone.

Sobre esta solução, Jeetu Patel, Executive Vice President and General Manager of Security & Collaboration da Cisco, diz que “seja no escritório, em casa, no carro ou em qualquer outro lugar, é necessária uma tecnologia de colaboração fiável e segura”. Por isso, esclarece, a parceria com a Mercedes-Benz “representa um grande passo em frente para oferecer a flexibilidade que a força de trabalho híbrida exige”.

A Cisco trabalha com mais de 32 mil organizações do sector de transportes em 169 países e detém 25 mil patentes no sector. A parceria com a Mercedes-Benz faz parte do Webex for Automobiles, que inclui também o Webex Meetings para Apple CarPlay e a colaboração com a Ford Motor Company.