O Citroën AMI – 100% ëlectric chega a Portugal em setembro com preços a partir dos 7.350 euros.

A solução de micromobilidade da marca francesa chega a Portugal na variante de passageiros AMI e na solução profissional MY AMI Cargo.

Uma das grandes novidades desta proposta de mobilidade urbana é o facto de poder ser adquirida, sempre online, nos pontos de venda aderentes da marca ou na rede de lojas FNAC aderentes.

Este veículo do tipo quadriciclo ligeiro (tipo L6e) pode ser conduzido em Portugal por pessoas com idades a partir dos 16 anos, desde que possuam a carta de condução categoria B1.

O AMI foi pensado como “real alternativa aos transportes públicos (autocarro, elétrico, metro) e a outros meios individuais de transporte de duas ou três rodas (bicicletas, scooters ou trotinetas)”, diz a Citroën.

Um elétrico ultracompacto...

Tendo a cidade como habitat natural, o AMI é um quadriciclo de dimensões ultracompactas (2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura).

Com um diâmetro de viragem de 7,20 m, o AMI perfila-se como a solução ideal para manobrar mesmo nas ruas mais apertadas.

A bordo, o habitáculo tem capacidade para duas pessoas, com o acesso a ser facilitado pelas grandes portas idênticas com abertura antagónica.

Citroën AMI

O banco do condutor é ajustável em comprimento e o do passageiro, colocado mais para trás, é fixo e disponibiliza mais espaço à frente.

Equipado com um motor de 6 kW que garante uma velocidade máxima de 45 km/h, o AMI dispões de uma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh de capacidade, o que lhe garante uma autonomia total de 75 km.

Carregar o AMI é tão simples como carregar um smartphone ou qualquer outro eletrodoméstico.

O compacto AMI pode ser carregado em três horas numa tomada elétrica “normal” de 220 V.

Com a bateria colocada horizontalmente sob o tabliê de bordo e um cabo de carregamento guardado ao nível da entrada da porta do lado do passageiro, o AMI pode também ser recarregado numa Wallbox (através de um cabo adaptado, que é opcional) ou numa tomada elétrica pública.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/11/citroen-ami-berlingo-frotas/

...e conectado

Ao centro, no cockpit, o condutor do AMI pode colocar o seu smartphone e utilizar todas as suas apps favoritas num sistema compatível com a condução.

A app móvel My Citroën, acessível a partir do smartphone através do compartimento conectado DAT@MI, permite ao condutor saber qual a autonomia do AMI, o estado de carga e o tempo restante para uma carga a 100%.

A app garante ainda a consulta de localização de postos de carregamento públicos (funcionalidade também assegurada pela plataforma Free2Move Services).

A variante profissional... e personalizável

O MY AMI Cargo é uma solução elétrica pensada para clientes profissionais, com um volume útil de carga superior a 400 litros e uma capacidade de carga útil de 140 kg.

Pensada para fazer frente aos novos desafios de mobilidade com que as empresas de serviços locais e de distribuição se deparam, a solução MY AMI Cargo permite converter a área do passageiro num espaço de armazenamento de 260 litros – o banco é substituído por uma caixa modelar, protegida por sete divisórias em polipropileno.

Destacam-se assim, no MY AMI Cargo:

  • Divisória vertical de separação da zona de carga da área de condução – protege o condutor. A sua altura foi pensada para permanecer abaixo da linha do corpo, de forma a manter uma visibilidade a 360 graus
  • Prateleira modular que é também uma cobertura – suporta um peso máximo de 40 kg e transforma o habitáculo do MY AMI Cargo num escritório móvel. Inclui zona para documentos A4 ou um tablet e um entalhe para segurar objetos. Pode ser elevada na direção do condutor
  • Piso ajustável em dois níveis – pode ser elevado e bloqueado verticalmente sem obstrução da zona de carga ou colocado numa posição mais baixa, para um plano de carga horizontal, em linha com o piso da zona traseira do veículo. Permite, assim, o transporte de objetos mais longos (o comprimento útil de carga é de 1,20 m). Conta com pontos de fixação para imobilização de objetos
  • Compartimento separado na zona traseira – para guardar objetos de maior valor

  • Personalizável porque as frotas com menos de dez veículos poderão contactar um parceiro da Citroën para a colocação do logótipo dos seus negócios na carroçaria do MY AMI Cargo.

Para frotas com mais de dez carros, os reparadores da marca podem, antes da sua entrega, pintar a carroçaria do MY AMI Cargo na cor pretendida, aplicar o logótipo sob a forma de autocolante ou cobri-lo integralmente com as cores e mensagem da empresa.

Citroën AMI