Disponibilizada a partir da Primavera de 2015, uma nova Citroën Berlingo recebe motores com norma Euro6 e uma versão elétrica com 170 km de autonomia.
Exteriormente distingue-se pela nova frente mais assertiva, composta por um novo pára-choques com as luzes diurnas em LED reposicionadas e por uma nova grelha.
Na versão Comercial, a cabina Extenso® conserva os seus 3 lugares dianteiros modulares e ganha um novo ecrã táctil de 7’’ que agrupa as funcionalidades de média e de navegação, ou ainda a função de duplicação do seu smartphone através do Mirror Screen.
Com motorização BlueHDi 100, esta versão comercial consegue emissões de CO2 a partir das 109 g/km e reivindica um consumo de 4,1l/100 km. Com caixa ETG6 o valor das emissões vai descer para 106 g/km.
O novo Berlingo adopta também a tecnologia de travagem automática de urgência, Active City Brake, bem como a câmara de marcha-atrás e a ajuda ao estacionamento dianteiro.
A versão comercial, campeã de vendas em Portugal nos últimos 2 anos, mantém-se disponível em dois comprimentos diferentes:
– L1 (volume útil até 3,7m3)
– L2 (até 4,1m3)
A sua superfície de carga permite o transporte de duas europaletes e, para assegurar uma grande polivalência de utilização, a cabina modulável oferece numerosas vantagens:
– pode acolher 3 pessoas na frente, graças a um lugar central que se adapta rapidamente e sem esforço às diferentes necessidades dos seus utilizadores
– o banco lateral do passageiro é escamoteável, afim de criar uma superfície plana e permitir transportar cargas até 3 m de comprimento no L1 e 3,25 no L2. Esta configuração aumenta o volume útil em 400 litros: a capacidade de carga é assim levada até aos 3,7 m3 no L1 e 4,1 m3 no L2
– o banco lateral do passageiro pode igualmente colocar-se em posição cinema, ou seja, o assento elevado contra o encosto, para transportar cargas altas directamente na cabina
– o desenho rebatível do banco central assegura uma função de escritório móvel graças à sua forma de escrivaninha
– um volume suplementar de 7,5 litros disponível sob o assento do banco central e que pode fechar-se com cadeado.
A gama de motores para as variantes comerciais é inicialmente a seguinte:
– HDi 75 CVM (a partir de 110 g/km de CO2)
– HDi 90 CVM
– e-HDi 90 ETG6
– HDi 115 CVM
Posteriormente irá receber (valores com homologação em curso):
– BlueHDi 100 CVM a partir de 110 g/km de CO2
– BlueHDi 100 S&S ETG6, caixa pilotada de 6 velocidades a partir de 106 g/km de CO2
– BlueHDi 120 S&S CVM6 a partir de 112 g/km de CO2
A gama completa-se com a versão eléctrica, com uma autonomia de 170 km. Dispondo de 67 cv e com um binário quase constante em qualquer regime (200 Nm de 0 às 1500 rpm), o Berlingo Electric oferece boas recuperações a atinge facilmente os 110 km/h.