Citroen C4_e-HDIO 1.6 e-HDI, motor ecológico do Citroen C4, pode ser encontrado numa versão com caixa automática de seis velocidades. A colocação de caixas automáticas em motores de menores dimensões é uma tendência que se vem acentuando e com o evoluir da tecnologia que rege estes dispositivos não tardará que seja uma opção que se coloca a par com a transmissão manual. Mas no caso do descendente de um dos modelos mais bem sucedidos da Citroen, a caixa automática que o equipa não é tão boa como seria de esperar, principalmente em reduções nas velocidades baixas ou mesmo na “inteligência” de decidir baixar uma relação quando se quer recuperar potência numa velocidade elevada. O motor, um clássico da marca, exigia mais trabalho para retirar tudo aquilo que tem para dar, mesmo que isso fosse feito de forma automática. É nos interiores e habitabilidade que o Citroen vai buscar os seus trunfos. Confortável nos lugares da frente, embora exija que o condutor sofra alguma habituação para os lombares das costas, o carro faz respeita a tradição da marca francesa em privilegiar o conforto. Atrás, o C4 tem pouco espaço para o que poderá prometer visto de fora, embora isso se possa dever a uma bagageira com mais capacidade do que parece – aumentou dos 380 para os 420 litros entre as duas gerações. Lá dentro, os comandos são um pouco confusos, mas os materiais são bons embora acuse, nas portas, materiais um pouco mais fraquinhos. O C4 tem ainda bastantes espaços de arrumação, alguns deles conseguidos pela falta do manípulo de velocidades.

Ficha do modelo

Citroen C4 e-HDI

Motor (c/c)        4/ 1.560

Potência (cv/rpm) 112/ 3.600

Binário (Nm/rpm)           270/ 2.000

Vel. Máxima (Km/h)      190

Aceleração (0-100 Kmh)               11,3

Consumo 4,4

Preço em Euros (desde)              27.647