O Citroën C4 X representa uma nova abordagem ao segmento médio e foi idealizado para condutores que procuram alternativas diferenciadas, num misto de modelo sedan com quatro portas e presença de um SUV com traseira de Fastback.

É mais um passo no reposicionamento de uma marca que, ao longo dos últimos três anos, tem reinventado as gamas mais importantes (C3, C4, C5 Aircross e C5 X) através de propostas com potencial interesse opara o mercado corporate.

Acima do C4 e abaixo do C5 X, este modelo assenta sobre a plataforma e-CMP, do C4.

Com 4,6 metros de comprimento, a distância entre eixos de 2,67 metros do C4 X é igual à do C4.

Difere na altura que lhe dá maior presença em estrada e, sobretudo, no formato e dimensão da mala: 380 litros no C4, 510 litros no C4 X. E precisamente por causa da diferença de configuração traseira do C4 X, o acesso à mala está condicionado pelo formato e abertura da respetiva porta.

O encosto do banco traseiro rebate assimetricamente, para permitir transportar objetos mais longos.

Naturalmente é sobre o conforto que recaem as maiores atenções, muito por culpa do programa Citroën Advanced Comfort®, numa conjugação entre a suspensão com batentes hidráulicos progressivos e o amortecimento dos bancos com espuma especial reforçada em 15 mm, para uma experiência de condução segura e confortável.

O potencial do C4 X nas empresas

A conjuntura atual de preços praticada em alguns elétricos não beneficia de momento o posicionamento do carro francês.

Talvez por isso, depois de inicialmente anunciado estar disponível apenas na variante 100% elétrica (ë-C4 X), eis que a Citroën Portugal anuncia também a disponibilidade do C4 X em versões com motores a gasolina e a gasóleo.

Sem revelar ainda a gama de preços para os motores a gasolina 1.2 e 1.5 a gasóleo, ë-C4 X apresenta a seguinte estrutura de preços:

  • Feel : a partir de 40.185 euros (32.670,73 + IVA);
  • Feel Pack: 40.545 euros (32.963,41 + IVA);
  • Shine: 42.885 euros (34.865,85 + IVA);
  • Shine Pack: 44.185 euros (35 922,76 + IVA)

Quanto às versões térmicas, os valores praticados, quer quanto ao custo de aquisição, quer de campanhas da nova Leasys (antiga Free2Move) serão reveladas dentro de dias.

A Citroën Portugal não esconde o interesse de capitalizar este modelo junto do mercado de aluguer de veículo com condutor, seja no sector dos carros de praça (onde adquiriu relevância na última década com o c-elysée), quer sobretudo junto dos operadores de TVDE.

Táxis “low-cost” ou apenas uma escolha racional?

Dados técnicos mais importantes do Citröen ë-C4 X

O Citroën ë-C4 X conta com:

  • Motor elétrico de 100 kW (136 cv) capaz de produzir 260 Nm de binário;
  • Bateria de 50 kWh que, assegura a Citroën, é capaz de garantir até 360 quilómetros de autonomia;
  • Suporta carregamentos em corrente contínua de 100 kW, a um ritmo de recuperação de aproximadamente 10 km de autonomia a cada 10 minutos ligado à tomada;
  • Graças a isso a bateria pode reabastecer até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos;
  • O carregador de bordo de série, de 7,4 kW permite um carregamento completo em cerca de 7 horas e 30 minutos;
  • Em opção (mais 400 euros), carregador de bordo trifásico de 11 kW permite reduzir esse tempo para cinco horas;
  • Numa tomada doméstica, com adaptador fornecido, 15 (16A) a 31 horas (8A);
  • Manutenção: a cada 25 mil quilómetros ou 2 anos.

Consulte gama completa de preço, características e equipamento do Citroën ë-C4 X