Com o novo C5 Aircross, a Citroën conclui a renovação da sua gama em menos de dois anos.

Além disso, a nova coqueluche da marca evoluiu para um design mais musculado e aerodinâmico, rompendo com as linhas arredondadas do antecessor.

Com identidade reforçada e preservando a versatilidade que já caracterizava o anterior Citroën C5 Aircross, novos padrões de conforto foram estabelecidos com as suspensões de amortecedores hidráulicos progressivos, os Bancos Advanced Comfort® e um habitáculo espaçoso e tecnológico, dominado por uma enorme e vistosa tela digital de grandes dimensões em posição vertical.

Citroen C5 Aircross 2025

Porque assenta agora na plataforma STLA Medium, conta com proporções mais generosas: 4,65 metros de comprimento (+ 15 cm) e 2,78 metros de distância entre eixos (+ 6 cm). Passa a poder integrar jantes de até 20 polegadas e mais opções mecânicas, sem comprometer o volume de bagageira.

Entretanto, neste capítulo, destaque para as autonomias das versões com locomoção 100% elétrica:

  • Mais de 100 km no C5 Aircross híbrido plug-in
  • Até 680 km no C5 Aircross 100% elétrico;
  • Mais de 950 km no C5 Aircross híbrido.

Passa igualmente a poder incorporar ajudas à condução de última geração, como o Citroën Matrix LED e o Drive Assist 2.0, além de conectividade e infoentretenimento mais avançados.

Mais liberdade de escolha de motores

O ë-C5 Aircross (100% elétrico) está disponível em duas versões:

  1. ë-C5 Aircross 210 Autonomia Standard
  • Motor: 210 cv / 157 kW.
  • Bateria: 73 kWh.
  • Autonomia: 520 km WLTP.

Velocidades de carregamento:

  • 6h45 (wallbox monofásica de 7,4 kW);
  • 4h30 (wallbox trifásica de 11 kW);
  • 30 min (terminal ultrarrápido de 160 kW de 20% a 80%).
  1. ë-C5 Aircross 230 Autonomia Elevada
  • Motor: 230 cv / 170 kW.
  • Bateria: 97 kWh.
  • Autonomia: 680 km WLTP.

Velocidades de carregamento:

  • 8h55 (wallbox monofásica de 7,4 kW).
  • 6h30 (wallbox trifásica de 11 kW).
  • 27 minutos (terminal ultrarrápido de 160 kW de 20% a 80%).

É possível carregamento ultrarrápido, recuperando 160 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Finalmente, possui travagem regenerativa, com três níveis ajustáveis. A partir de 2026 também tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), para fornecer energia a dispositivos externos.

Estas são outras motorizações disponíveis na segunda geração do Citroën C5 Aircross:

  1. C5 Aircross Híbrido Plug-in 195 Automático
  • Tecnologia híbrida plug-in com maior autonomia elétrica;
  • Autonomia elétrica: até 86 km (+33% face ao anterior);
  • Autonomia total: até 650 km em autoestrada;
  • Motor: 1.6L turbo 4 cilindros (150 cv) + motor elétrico de 125 cv; potência combinada de 195 cv;
  • Transmissão: nova caixa automática eDCS7;
  • Modos de condução: Hybrid, Electric e Sport;

Velocidade de carregamento:

  • 5h15 (carregador de bordo de 3,7 kW);
  • 2h55 (carregador de bordo opcional de 7,4 kW).
  1. C5 Aircross Híbrido 145 Automático
  • Tecnologia híbrida de 48V, bateria carregável em desaceleração;
  • Autonomia: mais de 950 km no ciclo WLTP;
  • Motor: 3 cilindros de 1,2 litros com 136 cv, apoiado por motor elétrico de 12 cv integrado na caixa automática eDCS6.
  • Eficiência: consome 15% menos combustível que um modelo a gasolina e 4% menos que a geração anterior, indica a Citroën.

Habitáculo: mais espaço, conforto e tecnologia

O interior adota a nova filosofia C-Zen Lounge, com iluminação ambiente com 8 cores e novos painéis digitais mais intuitivos.

Certamente os bancos Advanced Comfort®, que oferecem envolvência e muitas possibilidades de regulação, e novo écran tátil flutuante HD com personalização total, o sistema “Hello Citroën” e o ChatGPT integrado com conectividade de última geração merecem ser realçados.

De igual modo, a bagageira manteve uma excelente capacidade (até 1.668 L) em todas as motorizações.

Certamente em destaque está a mais recente geração de tecnologias de assistência à condução, para uma experiência de condução mais fácil e tranquila.

Principalmente:

  • Drive Assist 2.0, condução semiautónoma de nível 2, com: mudança de faixa semiautomática a partir dos 70 km/h, alerta de trânsito à retaguarda ao fazer marcha atrás, câmara de vigilância do condutor para monitorização da atenção e detecção alargada do ângulo morto com alcance até 75 m;
  • VisioPark 360°, com quatro câmaras e oito sensores para cobertura total: visão traseira ou panorâmica de 180° no écran central e vista aérea reconstruída para facilitar o estacionamento