O Citroën C5 Aircross é um modelo importante para a estratégia de crescimento da marca em Portugal, que passa, naturalmente, por uma maior presença nas frotas.
Além dos comerciais, onde se destaca a nova Berlingo, também o renovado Citroën C3 e o novo Citroën C4, com melhores argumentos comerciais.
Se o papel do C5 Aircross SUV é importante nesse processo, veja-se o esforço da Citroën Portugal neste processo, nomeadamente através desta versão híbrida plug-in, cada vez mais procurada pelas empresas que desejam conter custos e reduzir emissões:
- A oferta exclusivamente para frotas aponta para valores que vão dos 30.390 euros aos 32.590 euros (mais IVA, dedutível);
- Com isto, os encargos e depreciações com qualquer das versões beneficia de uma taxa reduzida de 10% de Tributação Autónoma.
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Mecânica do Citroën C5 Aircross PHEV
O C5 Aircross Hybrid, o primeiro híbrido plug-in da história da marca do grupo PSA, utiliza a mesma solução mecânica empregue nas outras marcas do grupo. A saber, Peugeot, Opel e DS.
Os valores são por isso iguais ou próximos: 225 cv de potência combinada, um binário total de 320 Nm, uma autonomia de até 55 km em modo elétrico e emissões CO2 de 32~33 g/km (consumo combinado WLTP de 1,4 l/100 km).
Partilha também algumas das funcionalidades do Peugeot 3008 PHEV, Opel Grandland PHEV e DS 7 PHEV, como o modo E-SAVE, para poupar energia da bateria para circulação em zonas sem emissões (uma luz azul no tablier assinala quanto circula em modo exclusivamente elétrico) ou o sistema Brake, para aumentar a capacidade de regeneração de energia.
A bateria de iões de lítio de 13,2 kWh tem previsto os seguintes tempos de carregamento:
- Menos de duas horas quando recorrendo a uma Wall Box de 32A, com carregador opcional de 7,4 kW;
- Quatro horas numa tomada de 14A do tipo Green’up Legrand, com carregador de série de 3,7 kW;
- Sete horas numa tomada doméstica standard 8A, com carregador de 3,7 kW.
Conforto e habitabilidade mantêm-se
Além destas características relativas à eletrificação da mecânica, o C5 Aircross Hybrid integra naturalmente informações relativas à condução elétrica e relativas ao desempenho e carregamento da bateria.
No restante, fica bastante próximo das versões com motor de combustão, conservando os três bancos traseiros individuais e deslizantes, que permitem variar a volumetria de bagageira entre 460 e 600 litros. Apesar de manter-se como uma das maiores da categoria, carece de espaço próprio para o pneu suplente.
Outra característica que no C5 Aircross funciona particularmente bem e que nesta versão Hybrid não parece sofrer alteração, apesar do maior peso do conjunto, é o comportamento das suspensões de batentes hidráulicos progressivos que, em conjunto com os bancos Advanced Comfort, garantem conforto e desempenho sobre diferentes tipos de piso.
https://fleetmagazine.pt/2020/08/13/ensaio-citroen-c5-aircross/
Equipamento
Disponibilizado em Portugal nos níveis Feel Pack Hybrid e Shine Hybrid, a versão PHEV mantém as possibilidades de decoração, personalização e equipamento das restantes com motores a gasolina e diesel, nomeadamente as vinte tecnologias de ajuda à condução.
No nível Feel Pack Hybrid, o C5 Aircross Hybrid integra:
- Travão de estacionamento elétrico automático
- Sistemas ABS + AFU + ESP + REF + Ajuda ao arranque em subida
- Seis airbags (frontais, de tórax e cortina)
- Pack Safety Assisted, que inclui Limitador e Regulador de Velocidade + Active Safety Brake, ativo a partir dos 10 km/h + Coffee Break Alert + Alerta de Risco de Colisão + Alerta de Transposição Involuntária de Linha com correção no volante + Reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação de velocidade + Vigilância do Ângulo Morto Ativo
O nível Shine Hybrid acrescenta:
- Grip Control;
- Faróis Full LED
- Vidros laterais temperados e escurecidos;
- Barras de tejadilho Silver;
- Portão traseiro com abertura mãos-livres,
e, dependendo da transmissão,
- Caixa manual de seis velocidades (CMV6) inclui o Pack Safety Plus + Alerta de Atenção do Condutor + Extended Traffic Sign Recognition (painéis de direção) + Comutação automática dos faróis;
- Caixa automática de oito velocidades (EAT8) acrescenta ao Pack Safety Plus o Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go + Highway Driver Assist.
Além desta versão plug-in hybrid já disponível, a gama nacional do C5 Aircross inclui os seguintes motores térmicos: a gasolina, o 1.2 Puretech de 130 cv e, a gasóleo, o 1.5 BlueHDi de 130 cv e o 2.0 BlueHDi de 180 cv.
https://fleetmagazine.pt/2020/03/10/citroen-ami/