O novo SUV Citroën C5 Aircross já está disponível para encomenda em Portugal, com os preços a começarem nos 31.162 euros para as versões a combustão interna e nos 43.367 euros para os modelos equipados com o conjunto híbrido plug-in.

A variante híbrida plug-in representou 45% das encomendas deste SUV no último trimestre de 2021. Não deixa, por isso, de ser fundamental para a Citroën manter a aposta nesta motorização, que usufrui dos vigentes benefícios fiscais para este tipo de propulsão.

Com chegada prevista aos concessionários em junho de 2022, o Citroën C5 Aircross possui um design exterior mais estruturado e um requinte (ainda mais) superior no seu habitáculo.

O C5 Aircross plug-in

O conjunto PHEV estará disponível em cinco versões (Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack) da gama C5 Aircross, garantindo 55 km de autonomia elétrica. Equipado com uma bateria de 13,2 kWh, debita uma potência combinada de 225 cv, coadjuvada pela transmissão automática de oito velocidades EAT8 (já comum nos automóveis do grupo Stellantis).

Em modo elétrico, o C5 Aircross Hybrid tem uma velocidade máxima de 135 km/h, tendo uma disponibilidade instantânea de 320 Nm de binário.

Para carregamento da bateria deste SUV, a marca francesa preparou uma gama de serviços com gestão direta a partir do veículo ou a partir do smartphone, podendo o condutor, por exemplo, programar os tempos de carregamento – que não dura mais de duas horas através de uma wallbox.

c5 aircross

Experiência elétrica mais confortável

A Citroën disponibiliza soluções como o Plug-in Reminder e o PHEV Connect para ajudar os condutores do C5 Aircross PHEV a melhorarem a sua experiência sustentável.

O PHEV Connect é um serviço conectado dirigido a gestores de frotas de carros plug-in que visa, primeiramente, apoiar na transição energética, reduzindo os custos e as emissões de CO2 das suas frotas.

O sistema baseia-se na caixa telemática Citroën Connect Box para transmitir as informações de cada veículo, fornecendo informações precisas sobre a utilização dos veículos e permitindo aos gestores agirem sobre os comportamentos dos condutores.

Aos gestores é dado um acesso a um ecrã na plataforma de gestão PHEV Connect que garante as seguintes informações:

  • Percentagem de utilização da frota de veículos em modo elétrico e híbrido
  • Frequência de carregamentos
  • Consumo de combustível e ligações para carregamento para o conjunto da frota e por veículo
  • Ganhos potenciais gerados por um melhor comportamento de condução ou uma melhor taxa de ligação aos postos de carregamento

Já o Plug-in Reminder é um sistema que alerta os utilizadores caso estes não façam carregamentos regulares.

O dispositivo funciona com base no computador de bordo que analisa as viagens, o estado de carga da bateria e o número de carregamentos feitos. Após cinco dias e dez viagens feitas sem que o C5 Aircross tenha sido carregado, o software emite uma notificação diária através do ecrã tátil. No caso do carro não ser carregado ao fim de 30 dias, a notificação aparece duas vezes por dia durante a utilização do carro.

https://fleetmagazine.pt/2021/12/29/stellantis-renting/

Gasolina e Diesel não foram esquecidos

A Citroën vai disponibilizar ainda os seguintes motores:

Gasolina

  • PureTech 130 cv com caixa manual de seis velocidades CVM6 (disponível nas versões de equipamento Live Pack, Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack)
  • PureTech 130 cv com transmissão automática de oito velocidades EAT8 (disponível nas versões de equipamento Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack)

Diesel

  • BlueHDi de 130 cv com caixa manual de seis velocidades CVM6 (disponível nas versões de equipamento Live Pack, Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack)
  • BlueHDi de 130 cv com transmissão automática de oito velocidades EAT8 (disponível nas versões de equipamento Feel, Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack)

Duas dezenas de ajudas à condução no C5 Aircross

São 20 os sistemas de assistência ao condutor, “referência no segmento dos SUV compactos”, diz a marca.

Incluem o Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, combinado com o Adaptive Cruise Control com função Stop & Go e o sistema Active Lane Departure Warning.

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