O Citroën C5 X é um estradista na verdadeira aceção da palavra que se apresenta com um formato diferenciador: a robustez de um SUV + a elegância de uma berlina + a funcionalidade de uma station wagon.
Chega a Portugal em junho de 2022 em versões a gasolina a partir de 34.857 euros e híbridas plug-in a partir de 44.653 euros.
Mas esta fórmula resulta?
Mais do que se apresentar como um modelo multidisciplinar que combina diferentes silhuetas, o novo Citroën C5 X assume-se como uma alternativa topo de gama que vem elevar a fasquia em termos de versatilidade e conforto.
Conforto esse que é palavra de ordem neste carro. Ao fim de perto de 300 km de condução, o C5 X pede mais e mais horas de estrada, ou não se tratasse do verdadeiro regresso da Citroën às propostas puramente estradistas.
E além do seu caráter estradista, o C5 X é um verdadeiro carro de empresa. A Citroën preparou mesmo um nível de equipamento inteiramente dedicado a clientes profissionais – denominado Feel Business. Além disso, disponibiliza o C5 X em motorizações térmicas de 130 ou 180 cv e com um conjunto híbrido plug-in de 225 cv.
Segundo a marca, a versão híbrida plug-in representará cerca de 70% das vendas.
Assim, o Citroën C5 X é proposto para empresas, com rendas Free2Move Lease de:
- 439 euros (s/ IVA): C5 X Hybrid 225 S&S ë-EAT8 Feel Pack
- 370 euros: C5 X 1.2 PureTech 130 S&S EAT8 Feel Pack (Versão Tributação Autónoma), com pintura metalizada e regulação lombar do banco do condutor
Ambos os contratos de renting são a 48 meses/60 mil km e incluem manutenção, viatura de substituição e IUC. Para a versão Hybrid, estão incluídos ainda pneus e seguro (4% de franquia).
Para clientes particulares, os contratos de renting Free2Move Lease são a 36 meses/30 mil km, e as rendas começam nos 439 euros para a versão 1.2 PureTech e nos 499 euros para a versão Hybrid; sujeitas, ambas, a uma entrada inicial de 5.830 euros e de 5.627 euros, respetivamente.
Conteúdo deste artigo
Preços do Citroën C5 X*
A estética do C5 X
Numa estética que se pretende marcante, sobressai o capô longo, as linhas laterais pronunciadas e uma inesperada quinta porta com abertura ampla, capaz de proporcionar ao C5 X o lado mais prático de uma carrinha. E quem o desejar como tal pode contar com uma mala com capacidade para 545 a 1.640 litros, com piso de carga baixo.
As dimensões exteriores generosas, uma distância entre eixos de 2.785 mm e uma posição de condução mais elevada – cada vez mais procurada pelo condutor português – pretendem garantir conforto e segurança.
Gama de motores do C5 X
Uma aposta clara da Citroën nas baixas emissões, uma vez que descarta o diesel da oferta de motores do C5 X e aposta tudo num conjunto híbrido plug-in de 225 cv, capaz de garantir uma autonomia elétrica de 55 km, emissões de CO2 de 29 g/km e consumos mistos de 1,3 l/100 km. A este juntam-se dois blocos a gasolina: o 1.2 PureTech de 130 cv e o 1.6 PureTech de 180 cv.
Todas as versões do Citroën C5 X estão equipadas com a transmissão automática de oito velocidades do grupo, numa clara demonstração de que, ao guiar este carro, o conforto é mesmo uma constante.
Constante essa garantida também, na versão híbrida, pela suspensão ativa Citroën Advanced Comfort® - uma verdadeira experiência de conforto e comodidade, que transforma um grande automóvel num autêntico lounge premium sobre rodas.
Com três modos à escolha, o sistema de controlo da suspensão reforça a eficácia dos batentes hidráulicos progressivos que equipam o C5 X, garantindo assim mais suavidade e maior eficiência em curva – testada e comprovada pela Fleet Magazine nas estradas da Catalunha.
Um lounge tecnológico
Uma das grandes novidades do novo topo de gama da Citroën é o Head Up Display ampliado, que projeta as informações de condução no pára-brisas, a cores, num formato de grandes dimensões. É a imersão do condutor “num mundo da realidade aumentada”, diz a marca.
A ideia de que o condutor não precisa desviar o olhar da estrada para obter a informação que procura resulta bem e, mesmo apresentando mais dados do que o habitual nestes sistemas, não distrai nem confunde quem vai ao volante.
Também a conectividade e a interface homem-máquina foram repensadas, com a introdução de um ecrã tátil de 12 polegadas e uma série de funcionalidades que aproximam o condutor ao carro: quatro tomadas USB-c e carregador sem fios para smartphone.
Todo o interface foi concebido como o de um tablet convencional: personalizável, com preferências de visualização e widgets no ecrã inicial.
Assistências à condução
Equipado com sistemas de condução semiautónoma de nível 2, de acordo com a legislação em vigor, o C5 X conta com um sistema Highway Driver Assist, que combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem – desta forma, o carro assegura a condução em termos de velocidade e colocação nos limites da via.
Acrescentam-se ainda o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego traseiro, a câmara traseira Top 360 Vision ou ainda, por exemplo, o acesso e arranque mãos-livres.
Importa ainda salientar que a versão híbrida plug-in deste topo de gama está equipada com o Plug-in Reminder e com o PHEV Connect, sistemas que permitem aos condutores – sejam eles profissionais ou particulares – obterem o melhor rendimento do seu carro de baixas emissões.