O novo Citroën C4 Cactus renovou-se, perdeu algum do estilo radical que tinha e ganhou mais conforto e equipamento.
A responsabilidade é agora de substituir a gama C4 e, por isso, quer vender 20 a 25% para as empresas em Portugal.
Mais do que uma questão de mudança de estilo, a grande inovação trazida pelo C4 Cactus são as suspensões de Batente Hidráulico Progressivo (Progressive Hydraulic Cushions – PHC), que melhoram substancialmente o conforto sem penalizar o comportamento.
Adicionalmente, estreia também os bancos Advanced Comfort.
Preços de tabela a partir de 23.256,89 euros para a versão 1.6 BlueHDi 100 S&S CVM.
Descarregue a lista completa de Preços do Citroën C4 Cactus
Perdendo a simplicidade que o caracterizava, a nova geração Cactus introduz 12 tecnologias de ajuda à condução e 3 tecnologias de conectividade.
Quanto a motores, conta inicialmente com motores a gasolina PureTech de 3 cilindros:
- PureTech de 82 cv (só caixa manual)
- Turbo PureTech de 110 cv (caixa manual ou automática de 6 velocidades – EAT6)
- Turbo PureTech de 130 cv com S&S (idem)
- BlueHDi de 100 (caixa manual)
- BlueHDi 120 S&S (disponível no outono de 2018, caixa automática EAT6)
Descarregue todas as características dos Motores Citroën C4 Cactus 2018
Conteúdo deste artigo
O que mudou?
O novo C4 Cactus foca-se no conforto.
Introduz para isso uma suspensão que, em termos de comportamento do carro, requer alguma habituação de início.
É que a altura ao solo acentua a sensação de adorno da carroçaria e há que habituarmos-nos primeiro até ganhar confiança.
Porque em termos de segurança nada a registar dentro dos limites. Aliás, nesse campo, o Cactus ganha precisão e apura o desempenho.
A culpa é da nova suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos™ (Progressive Hydraulic Cushions™ – PHC).
O princípio de funcionamento é simples: enquanto as suspensões convencionais são compostas de um amortecedor, de uma mola e de um batente mecânico, esta nova suspensão adiciona dois batentes hidráulicos em ambas as extremidades, um de alívio e outro de compressão.
A suspensão opera, assim, em duas etapas, de acordo com as solicitações:
- Em situações de compressão e alívio mais ligeiras, a mola e o amortecedor controlam, em conjunto, os movimentos verticais, sem necessidade de ativar os batentes hidráulicos;
- Em situações de compressão e alívio mais significativas, a mola e o amortecedor trabalham com os batentes superior e inferior de compressão hidráulica, retardando o movimento de uma forma progressiva, evitando, assim, as bruscas pancadas nos seus limites. Ao contrário de um batente mecânico clássico, que absorve a energia mas libertando sempre uma parte dela, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia. Não há, por isso, nenhum efeito de retorno.
Em relação à primeira geração Cactus, não variaram as dimensões. Nem sequer reduziu a altura da plataforma, apenas pode dar essa impressão porque desapareceram as barras no tejadilho e os airpumps estão posicionados mais abaixo.
Mas a carroçaria continua protegida em redor e, passada a desconfiança inicial quanto à sua validade e fiabilidade, provaram ser úteis para a proteção dos pontos mais vulneráveis da carroçaria.
Este vídeo explica como o C4 Cactus de 2018 mudou em relação à versão inicial lançada em 2014
Como se posiciona o novo C4 Cactus
Ao alinhar com a imagem dos modelos mais recentes da gama Citroën – uma imagem mais radical e muito personalizada que o Cactus de certa forma inaugurou em 2014 com a carroçaria protegida -, o modelo de 2018 fica mais elegante.
Continua também fortemente personalizável, graças às múltiplas possibilidades de cor, revestimentos e acessórios que tem disponíveis.
Mantém também o estilo único e facilmente identificável, não havendo também muitas alterações interiores além dos novos bancos e as decorrentes da disponibilidade de mais equipamento.
Ao fazer isto e reposicionar os bancos para oferecer mais espaço interior – a distância entre eixos aumentou muito ligeiramente (13 mm) e a bagageira mantém 358 litros -, o C4 Cactus quer satisfazer o cliente do segmento C que pretende um carro diferente.
Face ao C4, o Cactus é cerca de 16 cm mais compacto e um pouco mais estreito.
Mais ajudas à condução
- Travagem automática de emergência Active Safety Brake: Colocada na parte superior do para-brisas, a câmara multifunções deteta obstáculos, como, por exemplo, um veículo que siga no mesmo sentido ou que esteja parado. O sistema ativa automaticamente o travão quando deteta um risco de colisão, operando a partir dos 5 km/h e até aos 85 km/h.
- Reconhecimento dos painéis de velocidade e de recomendação: reconhece os limites de velocidade impostos e exibe essa informação. A velocidade pode ser gravada com um simples gesto no controlador/limitador de velocidade.
- Alerta de transposição involuntária de faixa: deteta, a mais de 60 km/h a transposição involuntária das linhas brancas, contínuas ou tracejadas, a menos que sejam ativados os indicadores de mudança de direção, alertando o condutor com um alerta sonoro e visual no cluster.
- Coffee Break Alert: sugere ao condutor que é hora de fazer uma pausa depois de duas horas a rolar a velocidades superiores a 70 km/h.
- Alerta de Atenção ao Condutor: alerta o condutor se detetar uma redução de vigilância. Este sistema avalia o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios nas trajetórias, em comparação com as marcas colocadas no piso, graças a uma câmara multifunções localizada na parte superior do para-brisas. Esta função é ideal em vias rápidas e a velocidades superiores a 65 km/h.
- Sistema de vigilância de ângulo morto: adverte o condutor da presença de um veículo nos denominados ângulos mortos através de uma luz nos retrovisores exteriores.
- Park Assist: para tornar as operações de estacionamento mais serenas, fáceis e seguras. Este sistema é uma ajuda ativa ao estacionamento, seja em paralelo ou espinha. Por ordem do condutor, deteta automaticamente um lugar, pilotando, depois, o estacionamento da viatura com segurança.
- Câmara de marcha-atrás: uma vez engrenada a marcha atrás, a câmara permite visualizar no touchscreen de 7” a vista atrás do veículo, marcando numa evolução de cores a proximidade de obstáculos. Uma verdadeira visão alargada para facilitar as manobras.
- Ajuda ao arranque em inclinação: para facilitar os arranques em inclinação, o sistema impede movimentos indesejados do veículo quando o pedal do travão é libertado. Essa função atua em declives superiores a 3%, estabilizando o veículo durante 2 segundos.
- Iluminação estática nos cruzamentos: dependendo do ângulo do volante, o farol de nevoeiro esquerdo ou direito ilumina-se em apoio ao fluxo do projetor principal, para iluminar o ângulo direito ou esquerdo do veículo até aos 75°. O sistema opera abaixo dos 40 km/h.
- Acesso e arranque em modo mãos-livres: permite bloquear, desbloquear e iniciar o veículo mantendo a chave no bolso. O carro reconhece o condutor aquando da aproximação da mão a uma das pegas das portas da frente ou à bagageira.
- Grip Control: permite ao veículo adaptar a motricidade das rodas da frente em função do tipo de piso (neve, lama, areia, etc).
Esta é a lista completa de Equipamento do Citroën C4 Cactus
Mais tecnologia de Conectividade
Função Mirror Screen para Android Auto, Apple CarPlay™ e MirrorLink®: permite desfrutar das apps dos smartphones no touchscreen de 7” com toda a segurança.
CITROËN Connect Nav: sistema de navegação conectada 3D de última geração, com múltiplas vantagens. Juntamente com um touchscreen de 7” com ecrã capacitivo, basta simplesmente tocar com a ponta do dedo, num sistema que também beneficia de reconhecimento de voz para controlo da Navegação, Telefone e funções de Media sem tirar os olhos da estrada. Este sistema está associado a serviços conectados como o TomTom Traffic, permitindo o acesso a informações sobre o tráfego em tempo real, localização de postos de gasolina e estacionamentos e dos preços praticados, informações meteorológicas e busca de pontos turísticos. Os utilizadores também irão apreciar a opção de Zonas de Perigo.
CITROËN Connect Box com Pack SOS & Assistência: serviço de chamada de emergência e de assistência geolocalizada. Em caso de acidente ou em qualquer outra situação que requeira uma intervenção urgente, permite o envio de serviços de socorro adequados, automaticamente ou com a ação de um dos ocupantes do veículo no botão “SOS”. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, este serviço é gratuito, não requerendo nenhuma subscrição. Para um ainda maior descanso da mente, é possível entrar em contato com o centro de emergência pressionando por algum tempo o botão com o “Double Chevron”.