Está aí a quarta geração do Citroën C3, desta vez com uma novidade: uma variante 100% elétrica, o ë-C3, que chega aos concessionários no segundo trimestre de 2024.
O novo Citroën ë-C3 vem dar continuidade à história de sucesso do C3, um modelo que já vendeu mais de 5,6 milhões de unidades desde o seu lançamento há 21 anos.
Agora, o produto de maior sucesso da marca francesa chega no tradicional formato hatchback com vista à conquista da mobilidade elétrica no segmento B. Os preços começam nos 23.300 euros para a versão de equipamento You com 320 km de autonomia – a Citroën já adiantou à FLEET MAGAZINE que, à semelhança do que acontece com outros modelos da marca, terá uma política de desconto para frotistas.
Mas a Citroën foi mais longe e prometeu, para 2025, uma versão ainda mais acessível, com 200 km de autonomia e preço abaixo dos 20 mil euros (19.990 euros).
A marca orgulha-se mesmo, e diz, que o novo ë-C3 é o primeiro veículo 100% elétrico do segmento B a ser proposto na região por um construtor europeu a este nível de preço.
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O novo Citroën ë-C3. Principais características técnicas
“Vida elétrica facilitada”. É assim que a Citroën começa por definir o novo ë-C3.
O novo hatchback do segmento C utiliza um conjunto de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh e garante uma autonomia máxima de 320 km (ciclo WLTP). A capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC permite ao ë-C3 recarregar 20 a 80% da sua autonomia em apenas 26 minutos.
Já quanto ao carregamento em corrente alternada (CA), de 20 a 80%, são precisas 4h10 num posto de 7 kW ou 2h50 num posto de 11 kW.
Relativamente ao motor, debita uma potência de 113 cv e a velocidade máxima por ele garantida está limitada aos 135 km/h (número que a Citroën diz ser provisório).
Tecnologias de assistência ao condutor
Ao volante do novo ë-C3, o condutor tem acesso aos mais recentes sistemas de assistência. A saber:
- Sistema de Travagem Ativa;
- Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa;
- Alerta de Atenção ao Condutor;
- Reconhecimento de Limites de Velocidade;
- Travão de Estacionamento Elétrico;
- Faróis de Feixe Inteligente;
- Sensores de Estacionamento Traseiros;
- Câmara Traseira.
Dois níveis (apenas) de equipamento
O novo Citroën ë-C3 está disponível para os clientes europeus em apenas duas versões: You (entrada de gama) e Max (topo de gama).
Assim, a série You conta com faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort®, Sistema de Travagem de Emergência, novo Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, Cruise Control, ar condicionado manual e seis airbags.
Já a série Max acrescenta jantes de liga leve de 17” com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.
Nuno Coutinho é o novo diretor geral da Citroën para Portugal e Espanha
O Lounge do ë-C3
De acordo com a Citroën, assegurar um conforto líder na classe e proporcionar um ambiente sereno para todos os ocupantes foram prioridades para as equipas de design da marca, que apresenta em estreia o C-Zen Lounge, um interior inovador, espaçoso e bem equipado.
Sobre o C-Zen Lounge, a Citroën diz o seguinte: “Com a introdução do C-Zen Lounge, condutor e passageiro da frente são brindados com uma visão limpa e desimpedida para a frente, como se olhassem através de um amplo arco, graças ao grande para-brisas e ao painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, ladeado pelas saídas de ar verticais, características da Citroën. Esse painel está dividido em dois níveis distintos, com os elementos técnicos por cima e uma secção acolhedora em tecido “estilo Sofa Design” por baixo”.