O novo Citroën C4 X chega a Portugal já este mês de janeiro mas com uma particularidade: os condutores nacionais só terão acesso à versão 100% elétrica, o ë-C4 X.

Citroën ë-C4 X

Assim, o Citroën ë-C4 X estará disponível para as empresas já a partir do dia 18 de janeiro, com preços a começar nos 40.191 euros, ou com uma solução renting Free2move Lease com renda de 445 euros (s/ IVA), para um período de 48 meses ou 40 mil km, ambos na versão com motor de 100 kW (136 cv).

Ainda para as empresas que operem frotas de táxis ou TVDE, estão disponíveis dois pacotes de renting Free2move Lease com contrato de manutenção severa:

  • 24 meses/150 mil km;
  • 36 meses/200 mil km.

Uma particularidade relativamente a esta oferta de renting, que inclui manutenção e viatura de substituição, é o facto de ser disponibilizada pelo mesmo valor da proposta para o irmão ë-C4. Uma estratégia que, diz a Citroën, convida os utilizadores profissionais a escolherem o modelo preferido consoante as suas necessidades e não consoante o custo mensal.

O novo Citroën ë-C4 X

Vimo-lo pela primeira vez ao vivo na área de exposição da 10.ª Conferência Gestão de Frotas – Expo & Meeting.

Desde então, a curiosidade para o conduzir e testar em condições reais de condução era muita.

Agora, poucos meses depois, a espera terminou e a Fleet Magazine teve a oportunidade de conduzir o novo ë-C4 X, um modelo que, segundo a Citroën, representa uma nova abordagem ao segmento médio, pensado para condutores que procuram alternativas aos tradicionais dois volumes e aos cada vez mais vendidos SUV.

Gestão de frotas híbridas plug-in Citroën com sistema PHEV Connect

Impossível não referir a suspensão Citroën Advanced Comfort®

Assente na plataforma e-CMP (tal como o seu irmão mais velho C4), o ë-C4 X tem um comprimento de 4,6 m e uma distância entre eixos de 2,67 m (igual à do C4).

Com um diâmetro de brecagem entre passeios de 10,9 m, a verdade é que o comportamento deste carro em estrada é bem conseguido, com uma direção bem precisa que o transforma num carro fácil de conduzir e manobrar mesmo em espaços mais apertados.

A isso junta-se a experiência Advanced Comfort da Citroën, da qual faz parte a suspensão com batentes hidráulicos progressivos, combinados com o amortecedor e a mola.

E isso nota-se mesmo em estradas mais sinuosas, com esta suspensão a levar-nos numa rodagem confortável, estável e segura, uma vez que ao contrário dos tradicionais batentes mecânicos, que absorvem a energia, restituindo parte dela na forma de um impacto, o batente hidráulico absorve e dissipa essa mesma energia. O resultado é um conforto ímpar ao volante (apenas disponível até aqui na versão híbrida plug-in do C5 X).

Além do conforto sentido a bordo, é necessário referir a bagageira com 510 litros de volume útil, capaz de responder a toda e qualquer necessidade de condutores profissionais ou privados.

Ligado à tomada

O ë-C4 X é um carro elétrico e, como tal, conta com uma motorização elétrica de 100 kW e com binário de 260 Nm. A bateria de iões de lítio de 50 kWh que o equipa é capaz de garantir até 360 km de autonomia em ciclo WLTP, podendo suportar carregamentos em corrente contínua (100 kW), a uma velocidade de aproximadamente 10 km/10 minutos (80% da carga alcançada em 30 minutos).

Recorrendo a uma wallbox de 7,4 kW, o carregamento leva cerca de sete horas e meia com uma alimentação de fase única. Com alimentação trifásica e um carregador de 11 kW de bordo (opcional), esse tempo é reduzido para cinco horas.

Citroën ë-C4 X

A Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wallbox em casa. A gestão do carregamento pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën.

O conjunto de baterias tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km, para 70% da capacidade de carga.

Um elétrico bem equipado

A completar uma gama totalmente renovada (composta pelos recentes C4, C5 Aircross e pelo topo-de-gama C5 X), o ë-C4 X garante um leque de tecnologias de segurança e assistência à condução de até 20 sistemas. Deles há a destacar:

  • Active Safety Brake;
  • Alerta de Risco de Colisão e Post Collision Safety Brake (disponível posteriormente);
  • Highway Driver Assist;
  • Regulador de velocidade adaptativo com Stop & Go;
  • Sistema de Monitorização de Ângulo Morto;
  • Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem;
  • Coffee Break Alert;
  • Alerta de Atenção do Condutor;
  • Comutação Automática dos Máximos;
  • Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito e recomendações de velocidade.

O novo ë-C4 X divide-se em quatro níveis de equipamento (Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack).

Da gama Feel Pack, disponível em renting Free2move Lease para clientes profissionais, o ë-C4 X conta de série com ar condicionado automático, display de 5” TFT com “ambi-light”, faróis ECO LED, Pack Safety com retrovisores elétricos aquecidos, sensores de luz e chuva, travão de estacionamento elétrico, volante em pele com comandos integrados, gaveta no tablier, Pack City Câmara AIO, puxadores das portas na cor da carroçaria e retrovisores com rebatimento elétrico.

Preços do Citroën ë-C4 X

FeelFeel PackShineShine Pack
40.191 euros40.551 euros42.891 euros44.191 euros

Citroën ë-C4 X