Este ano chega o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, a nova aposta da marca francesa no segmento dos furgões zero emissões, agora numa versão elétrica com pilha de combustível e bateria recarregável.
Este é o primeiro Citroën alimentado por esta forma de energia e, embora acomode uma nova tecnologia, mantém o volume útil e capacidade de carga das versões 100% elétrica e diesel.
Chega às mãos dos clientes frotistas no outono de 2021.
Como funciona o sistema do Citroën ë-Jumpy Hydrogen?
O novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen tem uma autonomia anunciada superior a 400 km e três depósitos de hidrogénio de 700 bar, alojados ao lado da bateria de 10,5 kWh de capacidade – que atua como reserva para 50 km – e assume automaticamente o controlo quando o depósito de hidrogénio está vazio.
Assim, o ë-Jumpy Hydrogen é um veículo totalmente elétrico que beneficia de duas fontes de energia: uma pilha de combustível de 45 kW, que produz eletricidade ao consumir o hidrogénio armazenado nos depósitos (feitos em fibra de carbono), e uma bateria de iões de lítio.
A pilha de combustível de hidrogénio assegura a autonomia do veículo, sendo necessária a bateria para fases de transição (como por exemplo subidas ou acelerações que necessitem de mais energia).
Assim, estas duas fontes de energia atuam em conjunto para alimentar o motor.
A bateria recupera energia durante a desaceleração e é automaticamente carregada, utilizando a eletricidade gerada pela pilha de combustível de hidrogénio. Ao mesmo tempo, a bateria pode ser carregada por cabo nas tradicionais estações de carregamento para veículos elétricos.
O novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen está disponível em dois tamanhos (M, de 4,95 metros, e XL, de 5,30 metros).
Ofensiva zero emissões
“A Citroën iniciou uma ampla ofensiva no campo dos veículos comerciais ligeiros, apresentando em 2021 uma gama completa de modelos eletrificados para o mercado europeu”, diz Anne-Lise Richard, diretora de Business Unit de Veículos Eletrificados da Stellantis.
“Fiel à sua filosofia de inspiração nos profissionais e nas suas necessidades e tipos de utilização, a sua oferta de furgões elétricos a bateria vê-se, agora, reforçada pela versão a hidrogénio do Citroën ë-Jumpy”, diz a responsável.
Para Anne-Lise Richard, esta nova tecnologia “ajusta-se perfeitamente” aos clientes que efetuam regularmente longas distâncias ou que necessitam de carregamentos mais rápidos.
A Citroën propõe aos profissionais uma oferta variada de comerciais ligeiros elétricos que lhes permite “assegurar a sua atividade de uma forma sustentável, de acordo com as suas utilizações e também em linha com a sustentabilidade ambiental e com o aumento de restrições de circulação nos meios urbanos”, completa Anne-Lise Richard.