A Citroën apresenta o ë-SpaceTourer – 100% ëlectric, a versão 100% elétrica do SpaceTourer que chega debaixo da alçada da filosofia “Ëlectric for All” da marca francesa.
Gama com três comprimentos disponíveis (XS: 4,60m, M: 4,95m e XL: 5,30m), o furgão ë-SpaceTourer – 100% ëlectric pode acolher até nove pessoas e tem uma altura máxima de 1,90m, o que lhe permite fácil acesso a parques de estacionamento subterrâneos.
O volume de bagageira da versão XS é de 1,97 litros, enquanto que o da versão M é de 2,381 litros e o da versão XL de 2,93 litros.
A versão para profissionais – destinada principalmente ao transporte de passageiros – tem a denominação ë-SpaceTourer Business, está disponível nos três comprimentos, sempre na configuração de nove lugares, e é configurável à medida no que respeita a equipamentos.
Assente na plataforma modular EMP2 do grupo PSA, o ë-SpaceTourer – 100% ëlectric possui uma arquitetura adequada a todo o tipo de utilizações e pretende-se, de acordo com a marca, “moderno e versátil”.
100% Elétrico
O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric permite ao utilizador optar por dois níveis de autonomia distintos (consoante a potência da bateria):
- 50 kWh, para uma autonomia de 230 km (disponível nas silhuetas XS, M e XL)
- 75 kWh, para uma autonomia de 330 km (disponível nas silhuetas M e XL)
A bateria de iões de lítio, com garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da capacidade de carga, está alojada sob o piso e permite ao utilizador profissional continuar a usufruir de toda a habitabilidade e versatilidade de um veículo destas dimensões.
O acesso à tomada de carregamento é feito pelo guarda-lamas dianteiro esquerdo e o carregamento é sempre feito em modo Parking.
Com dois carregadores de bordo disponíveis (7,4 kW monofásico de série ou 11 kW trifásico opcional), o utilizador do ë-SpaceTourer consegue os seguintes tempos de carregamento:
1,8 kW | 3,6 kW | 7,4 kW | 11 kW | 100 kW | |
50 kWh | 31 horas | 15 horas | 7h30 | 4h45 | 30 min |
75 kWh | 47 horas | 23 horas | 11h20 | 7 horas | 45 min |
Através da app My Citroën, é possível gerir a carga da bateria e saber a progressão da carga em curso, além de que é possível ao condutor definir um carregamento diferido – carregamento doméstico (modo 2) ou acelerado (modo 3).
Aos profissionais, a marca dispõe ainda de uma oferta de carregamento à medida que inclui os dispositivos (tomadas normais e reforçadas Green Up ou Wallbox) e instalação no local de trabalho ou em casa. Em Portugal, a Citroën estabeleceu uma parceria com a EYSSA-TESIS, do grupo ETRA, para apoiar esta solução.
A potência do motor elétrico do ë-SpaceTourer – 100% ëlectric é de 100 kW e o binário máximo – imediatamente disponível – é de 260 Nm. Limitado a 130 km/h de velocidade máxima, o ë-SpaceTourer permite a seleção de três modos de condução:
- Normal – 80 kW/210 Nm, que permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas
- Eco – 60 kW/190 Nm, que otimiza o consumo de energia e reduz o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar
- Power – 100 kW/260 Nm, que permite um desempenho, mesmo com lotação máxima, igual ao verificado no modo Normal com o carro vazio
Estão ainda disponíveis dois modos de recuperação de energia em travagem.
Ajudas à condução
O ë-SpaceTourer dispõe de variados sistemas de ajuda à condução. Um deles é a função “Braços Carregados” (disponível consoante as versões), que oferece a possibilidade de abrir e fechar as portas laterais sem contacto. O condutor tem de passar o pé sob um dos cantos do pára-choques traseiro para o veículo desbloquear e abrir a porta deslizante do lado correspondente. Para fechar, basta repetir o mesmo processo. Para que esta operação seja feita com sucesso, o condutor terá de ter a chave do veículo na sua posse.
Das outras ajudas disponíveis, destaque para:
- Acesso e arranque do motor “mãos livres”
- Active Safety Brake
- Head-up Display
- Ajuda ao arranque em inclinação
- Alerta de atenção ao conductor
- Alerta de transposição involuntária de faixa
- Alerta de risco de colisão
- Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision
- Coffee Break Alert
- Comutação automática de máximos
- Grip Control
- Reconhecimento alargado dos painéis de velocidade e recomendação
- Regulador-limitador de velocidade
- Sistema de vigilância do ângulo morto
O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric chega aos concessionários no final de 2020 e prossegue a ofensiva elétrica da Citroën, dando continuidade aos C5 Aircross Hybrid, Ami, ë-Jumpy e do já revelado ë-C4 – 100% ëlectric.