A Citroën apresenta o ë-SpaceTourer – 100% ëlectric, a versão 100% elétrica do SpaceTourer que chega debaixo da alçada da filosofia “Ëlectric for All” da marca francesa.

Gama com três comprimentos disponíveis (XS: 4,60m, M: 4,95m e XL: 5,30m), o furgão ë-SpaceTourer – 100% ëlectric pode acolher até nove pessoas e tem uma altura máxima de 1,90m, o que lhe permite fácil acesso a parques de estacionamento subterrâneos.

O volume de bagageira da versão XS é de 1,97 litros, enquanto que o da versão M é de 2,381 litros e o da versão XL de 2,93 litros.

A versão para profissionais – destinada principalmente ao transporte de passageiros – tem a denominação ë-SpaceTourer Business, está disponível nos três comprimentos, sempre na configuração de nove lugares, e é configurável à medida no que respeita a equipamentos.

Assente na plataforma modular EMP2 do grupo PSA, o ë-SpaceTourer – 100% ëlectric possui uma arquitetura adequada a todo o tipo de utilizações e pretende-se, de acordo com a marca, “moderno e versátil”.

ë-SpaceTourer

100% Elétrico

O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric permite ao utilizador optar por dois níveis de autonomia distintos (consoante a potência da bateria):

  • 50 kWh, para uma autonomia de 230 km (disponível nas silhuetas XS, M e XL)
  • 75 kWh, para uma autonomia de 330 km (disponível nas silhuetas M e XL)

A bateria de iões de lítio, com garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da capacidade de carga, está alojada sob o piso e permite ao utilizador profissional continuar a usufruir de toda a habitabilidade e versatilidade de um veículo destas dimensões.

O acesso à tomada de carregamento é feito pelo guarda-lamas dianteiro esquerdo e o carregamento é sempre feito em modo Parking.

Com dois carregadores de bordo disponíveis (7,4 kW monofásico de série ou 11 kW trifásico opcional), o utilizador do ë-SpaceTourer consegue os seguintes tempos de carregamento:

1,8 kW 3,6 kW 7,4 kW 11 kW 100 kW
50 kWh 31 horas 15 horas 7h30 4h45 30 min
75 kWh 47 horas 23 horas 11h20 7 horas 45 min

 

ë-SpaceTourer

Através da app My Citroën, é possível gerir a carga da bateria e saber a progressão da carga em curso, além de que é possível ao condutor definir um carregamento diferido – carregamento doméstico (modo 2) ou acelerado (modo 3).

Aos profissionais, a marca dispõe ainda de uma oferta de carregamento à medida que inclui os dispositivos (tomadas normais e reforçadas Green Up ou Wallbox) e instalação no local de trabalho ou em casa. Em Portugal, a Citroën estabeleceu uma parceria com a EYSSA-TESIS, do grupo ETRA, para apoiar esta solução.

A potência do motor elétrico do ë-SpaceTourer – 100% ëlectric é de 100 kW e o binário máximo – imediatamente disponível – é de 260 Nm. Limitado a 130 km/h de velocidade máxima, o ë-SpaceTourer permite a seleção de três modos de condução:

  • Normal – 80 kW/210 Nm, que permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas
  • Eco – 60 kW/190 Nm, que otimiza o consumo de energia e reduz o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar
  • Power – 100 kW/260 Nm, que permite um desempenho, mesmo com lotação máxima, igual ao verificado no modo Normal com o carro vazio

Estão ainda disponíveis dois modos de recuperação de energia em travagem.

ë-SpaceTourer

Ajudas à condução

O ë-SpaceTourer dispõe de variados sistemas de ajuda à condução. Um deles é a função “Braços Carregados” (disponível consoante as versões), que oferece a possibilidade de abrir e fechar as portas laterais sem contacto. O condutor tem de passar o pé sob um dos cantos do pára-choques traseiro para o veículo desbloquear e abrir a porta deslizante do lado correspondente. Para fechar, basta repetir o mesmo processo. Para que esta operação seja feita com sucesso, o condutor terá de ter a chave do veículo na sua posse.

Das outras ajudas disponíveis, destaque para:

  • Acesso e arranque do motor “mãos livres”
  • Active Safety Brake
  • Head-up Display
  • Ajuda ao arranque em inclinação
  • Alerta de atenção ao conductor
  • Alerta de transposição involuntária de faixa
  • Alerta de risco de colisão
  • Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision
  • Coffee Break Alert
  • Comutação automática de máximos
  • Grip Control
  • Reconhecimento alargado dos painéis de velocidade e recomendação
  • Regulador-limitador de velocidade
  • Sistema de vigilância do ângulo morto

O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric chega aos concessionários no final de 2020 e prossegue a ofensiva elétrica da Citroën, dando continuidade aos C5 Aircross Hybrid, Ami, ë-Jumpy e do já revelado ë-C4 – 100% ëlectric.

Galeria de imagens