O Renault Clio é o carro mais vendido da Renault em Portugal e na Europa: mais de 13 milhões de unidades desde 1990 e vendas anuais superiores a 400 mil unidades que lhe vão permitindo liderar o segmento na Europa.
Nos últimos anos, a gama Clio tem sido também a mais vendida em Portugal.
E, a partir de setembro de 2016, podemos contar com um Clio ainda mais luminoso, com mais tecnologia a bordo e motores mais eficientes.
E porque é costume dizer-se que em equipa que ganha não se mexe, as alterações estéticas não são assim tantas.
Conservando a silhueta que o caracteriza, ganhou uma nova assinatura luminosa totalmente em LED, mais límpida e potente, inserida numa frente muito subtilmente redesenhada.
E se a iluminação traseira foi também alterada, é, contudo, no habitáculo e no motor que encontramos alterações mais significativas.
Motores a 6 velocidades
Começando pela mecânica, o motor a gasóleo 1.5dCi passa para os 110 cv e recebe uma caixa manual de 6 velocidades, tal como o gasolina 1.2 TCi.
Este motor de 110 cv já tinha sido anunciado, no final de 2015, aquando do lançamento da linha GT Line.
Apesar da natural maior energia revelada com estas duas novas motorizações, a Renault garante que o Clio não é significativamente mais penalizado nos consumos e emissões.
Para já esses valores encontram-se em fase de homologação.
A oferta a gasóleo continua a contar com versões do bloco 1.5 dCi com 75 e 90 cv, distribuídos pelas carroçarias de 5 portas berlina), carrinha (Sport Tourer) e comercial ligeiro.
Maturidade interior
Mais conectividade a bordo e mais equipamentos destinados a facilitar a vida a quem conduz e proporcionar segurança a todos os ocupantes mostram a vontade da Renault não deixar espaço às propostas mais recentes de outros construtores.
Assim, consoante as versões, o Clio passa a propor 3 sistemas multimédia, incluindo o inteligente sistema R&Go®, disponível desde a gama de base, e a mais recente evolução do sistema R-LINK.
Um ecrã tátil de 7” permite aceder ao “Media Nav Evolution” com funções de navegação com informações de trânsito, Bluetooth, música em streaming a partir de um smartphone, visualização das imagens da câmara de marcha atrás e função Driving Eco2, com dados sobre o tipo de condução e conselhos para otimizar o consumo.
Para a cidade, a partir de setembro o Clio pode também contar com “Easy Park Assist”, ou seja, o sistema de estacionamento mãos-livres capaz de detetar espaço disponível e de executar as manobras de volante necessárias para o parqueamento.