A Câmara de Oeiras efetuou, entre 2009 e 2013, uma redução na sua frota ligeira de 43 unidades, o que corresponde a uma redução de 16,23% ou seja, uma poupança, a quatro anos, de cerca de € 600.000,00.
Este resultado é fruto da otimização da frota municipal, através da aplicação de várias medidas, de entre as quais se destaca a criação de um novo modelo de gestão da frota municipal denominado “CarPooling”, ou gestão partilhada de viaturas, responsável pela redução de 12,1%, que se traduz, em quatro anos, numa redução de custos de € 461.176,00. Além do mais, desde que foi criada a pool de veículos, o Município já poupou cerca de 3 ton CO2.
A redistribuição de viaturas pelas Unidades Orgânicas – possibilitando o abate sem substituição das mais poluentes, com custos de manutenção elevados, com consumos energéticos elevados, de idade avançada – é outra medida aplicada, que significa uma redução de 4,13%
A redução dos custos diretos é substancial (€ 600.000,00), relacionados com rendas de Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), já que a autarquia deixa de suportar por via da não renovação de contratos em vigor com a CMO, bem como por via do abate de viaturas propriedade do Município e que não tiveram substituição, logo não geraram novos contratos.
O município quer ir mais longe e tem como estratégia futura a massificação da solução de gestão partilhada de viaturas, na ótica de uma gestão da frota mais eficiente e eficaz, reduzindo o número de veículos mas mantendo o mesmo nível de operacionalidade e satisfação dos funcionários.