Arval_combustivelMais de metade dos portugueses avaliados por um estudo elaborado pela Nova IMS (Information Management School) e pela Qdata-Recolha e Tratamento de Dados diz escolher postos de combustível de marca e apenas 12% utiliza postos “low cost”, sem marca e com preços mais reduzidos.

Outras conclusões do estudo que a agência Lusa divulgou referem que cerca de 45% dos condutores abastece a viatura entre uma a duas vezes por mês, metade gasta menos de 40 euros por abastecimento e apenas 20% indica gastar 60 euros ou mais euros de cada vez que abastece a viatura.

O trabalho pretendeu também avaliar os hábitos de consumo de combustível, nomeadamente preferência por tipo de combustível e razões da escolha de um combustível com aditivos.

Limpeza do motor, mais quilómetros por depósito e descontos são apontadas como as razões mais importantes na escolha de gasolina e gasóleo aditivado, conclui o estudo.

“Mais de 60% dos entrevistados concordam bastante ou totalmente que um combustível melhorado com aditivos influencia os vários aspetos relacionados com o veículo”, diz o documento, destacando factores como o aumento da potência e do rendimento, a redução dos gastos com manutenção, a limpeza do motor, a redução das emissões e a poupança dos consumos.

O estudo foi feito com base em 2.009 entrevistas a cidadãos portugueses com idades entre os 18 e os 65 anos.