Os comerciais ligeiros elétricos Citroën ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e, Peugeot E-Partner e os veículos de passageiros (também elétricos) Citroën ë-Berlingo e Peugeot E-Rifter já estão a sair das linhas de produção da fábrica Stellantis de Mangualde.

Com o arranque das operações, aquela unidade torna-se na primeira fábrica sediada em Portugal a produzir em série veículos comerciais ligeiros e de passageiros elétricos a bateria.

A produção destes veículos no Centro de Produção de Mangualde resulta de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial da qual faz parte a Stellantis Mangualde – o projeto “GreenAuto”.

Stellantis vai vender elétricos Leapmotor em Portugal

Para dar início a esta produção em série, a Stellantis operou transformações na sua área industrial, tanto nos sectores da montagem como na ferragem, tendo mesmo sido criada uma nova linha de montagem de baterias para estes veículos ali produzidos – uma área de mais de 800 metros quadrados que permitiu a criação de 63 novos postos de trabalho e levou à formação específica de toda a equipa técnica.

Entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2024, a fábrica Stellantis de Mangualde já produziu 63.400 veículos destinados ao mercado doméstico e à exportação.