Em 2015, o mercado europeu de veículos comerciais subiu 12,4% pelo terceiro ano consecutivo, superando os dois milhões de unidades.
Para os 2.079.322 novos modelos comerciais contribuiu o aumento do mercado espanhol (36,4%), Reino Unido (16,7%), Itália (13,2%), Alemanha (4,3%) e França (3,1%).
Nos comerciais ligeiros (VCL), em 2015 foram registados 1.713.850 novos veículos, um crescimento de 11,6%. Todos os principais mercados cresceram: Espanha (36,1%), Reino Unido (15,6%) e Itália (12,4%).
Em Portugal, dos 213.645 veículos automóveis vendidos em 2015, 30.856 foram comerciais ligeiros, um aumento de 17,9% face a 2014
Grupo Renault consolida liderança
O grupo Renault foi líder do mercado europeu de veículos comerciais ligeiros pelo décimo-oitavo ano consecutivo.
Em 2015, na Europa o crescimento do construtor foi de 16,9%, com uma quota de mercado de 15%: 92.400 unidades, mais 0,71% face a 2014.
Também em Portugal, a Renault foi líder do segmento de comerciais ligeiros, com 6.300 matriculadas, mais 17,7% do face às 5.351 unidades de 2014. A quota de mercado em 2015 foi assim de 20,42%, ligeiramente inferior aos 20,45% de 2014.
As vendas do grupo francês cresceram 12,4 % também a nível mundial, representando, em 2015, uma quota do mercado global de 3,76%: as 387 mil unidades vendidas representaram um ganho de 0,63% em comparação com 2014.
A gama de LCV do Grupo Renault é comercializada em 112 países e os seus modelos figuram no TOP 3 de vários mercados. Com fábricas repartidas por três continentes – na América do Sul, o Kangoo na Argentina e o Master no Brasil, em África o Dokker em Marrocos e, em França, o Master, o Trafic (também para a GM e para a Fiat), o Kangoo e o Mercedes-Benz Citan.