Olhando individualmente para o comportamento das marcas, a Peugeot consolidou a primeira posição da tabela de ligeiros de passageiros (VLP) ao suplantar, no mês de agosto, os valores obtidos pelas marcas que ocupam os restantes lugares do pódio: Renault e Mercedes-Benz.

Toyota e Dacia continuam a destacar-se pela positiva, conseguindo matricular mais VLP do que marcas com grande historial no mercado português (casos da Volkswagen, Fiat ou Opel, por exemplo).

Olhando para os comerciais (VCL), o que de imediato se destaca é a contração anual de quase 20% deste mercado.

A escassez de componentes desvia as poucas peças que vão chegando para produtos mais lucrativos, como os automóveis de passageiros, e a persistência de soluções a gasóleo, com dispendiosos sistemas de tratamento de emissões, tem encarecido progressivamente o preço dos ligeiros de mercadorias.

Nas primeiras sete posições estão cinco marcas que assentam parte importante das vendas num mesmo produto, embora com designações diferentes: Peugeot (1.ª), Citröen (3.ª), Toyota (4.ª), Opel (6.ª) e Fiat (7.ª). Renault (2.ª) e Ford (5.ª) são as únicas que não partilham o carro fabricado em Mangualde e em Vigo.

(Fonte: ACAP)

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