Embora com 90 carros e uma renovação de cerca de 25 a 30 unidades por ano, a McDonald’s Portugal pede as propostas uma a uma. As gestoras têm 48 horas para responder a critérios que são exatamente iguais para todas as consultadas, onde se inclui já o modelo pretendido. Depois de chegarem as propostas, Maria João Mendes e Sara Bolas, responsáveis pela frota da empresa de restauração, analisam e decidem. Há alguns critérios a ter em conta, mas um aspeto fundamental é a renda.

McDonalds frotaAs viaturas da McDonald’s são de várias categorias, mas a empresa tem uma política de modelos fixos para cada uma delas

 “Já tivemos quilometragens fixas, mas depois apercebemo-nos de que financeiramente essa não era a situação mais vantajosa”, explica Maria João Mendes. “Temos pessoas com as mesmas funções a fazer quilometragens muito diferentes. Chegávamos ao fim do contrato e tornava-se tudo muito imprevisível ”.

A McDonald’s tem um orçamento anual para a sua frota que não pode sofrer oscilações. “Não podemos correr o risco de não saber o que vai acontecer nesse ano”, diz a responsável.

Os 90 carros que fazem parte da frota da McDonald’s encontram-se espalhados por todo o país. Maria João Mendes e Sara Bolas gerem os carros da sede e dos restaurantes de companhia. As viaturas são de várias categorias, mas a empresa tem uma política de modelos fixos para cada uma delas. Todos os carros são a gasóleo. Os critérios para definir cada grupo estão ajustados de acordo com uma cilindrada máxima.

As marcas escolhidas obedecem a um critério de análise entre a empresa e as gestoras de frota. A tabela de viaturas é revista ao final de cada ano. O departamento avalia o valor de cada carro, através de uma consulta onde volta a pedir valores de rendas para todos. As viaturas elegíveis têm que corresponder a essa renda média pré-definida.

Desde 2000 que a frota passou para um regime de aluguer operacional. Quanto a condições negociadas: viatura de substituição, sistema de manutenção, seguro… “As condicionantes do contrato são iguais para todas as Gestoras de Frota”, diz Sara Bolas.

A McDonald’s consulta ainda todas as marcas com uma previsão das aquisições que vai fazer nesse ano e negoceia diretamente os preços das viaturas. Depois, tem também alguns acordados internacionalmente, como com a Mercedes-Benz e a BMW. No entanto, a divisão nacional da empresa não tem que reportar diretamente com a sede europeia.

 

Redução de custos

Em 2011, a empresa prolongou contratos e aumentou o número de quilómetros contratados. O motivo para o fazer tem a ver com otimização de custos. E as medidas não ficaram por aqui. Incluíram ainda a revisão do número de pneus contratados e o tipo de viatura de substituição.

Neste momento, a McDonald’s trabalha com três gestoras. Os níveis de segurança são importantes na escolha de viaturas. Outro aspeto que aparece na tabela de viaturas da empresa é a classificação EuroNCap. Outro ainda é o conforto. “A nossa preocupação principal é que não haja um grande desgaste físico dos condutores”, diz Maria João Mendes.

O AOV é o modelo de financiamento preferido pela McDonald’s. “Evita-nos flutuações financeiras e recursos administrativos”, explica a responsável.

McDonalds gestorasMaria João Mendes (esq) e Sara Bolas (dir), as responsáveis pela frota da McDonald’s

Uma das questões mais preocupantes para estas responsáveis são os recondicionamentos. “Nos últimos cinco anos, mudaram drasticamente”, diz Maria João Mendes. “Se, anteriormente, eram muito permissivos, de há cinco anos para cá temos que entregar os carros praticamente como se fossem novos”, diz. É a própria McDonald’s que faz esse serviço, através de um prestador de serviço. As responsáveis dizem que o valor conseguido é 30% menor do que o cobrado pelas gestoras. E admiram-se de não haver mais operadoras a trabalhar esta área. “O que procuramos é um parceiro que nos garanta que o carro é entregue sem mais nenhum custo adicional. E que, quando isso aconteça, que se responsabilize por isso”. 

(originalmente publicado na edição nº 17 da Fleet Magazine. Veja o PDF aqui)