AutovisionImagine, gestor de frota, que teria tudo. Dinheiro para comprar os carros, manutenção própria, colaboradores especializados em todas as áreas e canais de escoamento para as viaturas. E uma fábrica de automóveis.

Isto é o que acontece com a Autovision, a empresa de prestação de serviços que gere a frota da Volskwagen Autoeuropa, a unidade de produção do Grupo Volkswagen que conta como a segunda empresa que mais contribui para o PIB nacional.

Tal como outras empresas, a Volkswagen Autoeuropa também necessita de viaturas de serviço para os seus colaboradores, dentro de uma política de Recursos Humanos que alinha com o que é praticado no país. Mas só com uma grande diferença. Ela não precisa de comprar carros; é ela que os fabrica.

No entanto, depois de entregues aos colaboradores, é preciso fazer a gestão. Seguros, manutenção, intervenções diversas, entregas, recondicionamento e escoamento de usados: como todos os carros de outras empresas, também os da Volkswagen Autoeuropa passam por isto.

É aqui que entra a Autovision. Esta é uma empresa que, desde 2005, presta serviços de outsourcing para a Volkswagen Autoeuropa. Além de assegurar a gestão dos 350 carros, também, presta serviços na área da logística, qualidade, produção, Serviços administrativos e Trabalho Temporario …

A Autovision é 100% detida pelo grupo Volkswagen e existe também noutros países. Criada como uma empresa de prestação de serviços pelo construtor, tem vindo a mostrar as suas competências fora da esfera da marca alemã e a alargar cada vez mais o espectro de actividade. Hoje em dia, em Portugal, já tem clientes quer na área do trabalho temporário quer da prestação de serviços e pretende vir a ter mais através da sua expansão para outras régioes do País.

Até 2008, a frota da Volkswagen Autoeuropa estava a ser gerida internamente. Mas, como esse não era um serviço que fazia parte da actividade principal, foi externalizado. A manutenção dos veículos, por exemplo, era feita nas empresas do mercado. Hoje em dia, faz parte dos serviços contratados à empresa. Quase todos os carros da Volkswagen Autoeuropa estão sob gestão da Autovision.

Quando a frota foi entregue à Autovision, o pedido da fábrica era simples. “Tínhamos que criar um modelo de negócio que rentabilizasse a frota”, explica João Sousa, que assume essa responsabilidade dentro da empresa. A Volkswagen Autoeuropa pediu para se fazer um modelo de negócio de gestão das frotas, mas o projecto tornou-se mais abrangente. “Passámos daí para um programa de aluguer aos fins de semana de veículos para os colaboradores, fazemos a gestão da venda dos carros internos, compramos e vendemos viaturas e criámos um stand de vendas de usados que provêem das frotas”.

É mesmo ao lado do edifício da Autovision que se situa esse stand de vendas. Os carros da frota da Volkswagen Autoeuropa têm uma utilização de até um ano. É nesse período, bem menor que nas tradicionais locações, que a empresa concluiu que se consegue a maior rentabilização de cada veículo. Ou seja, em que ele desvaloriza menos em relação àquilo que custou e à utilização dada.

O edifício da Autovision reflecte o posicionamento da empresa. É por ele um dos acessos à fábrica. Se os visitantes têm uma entrada que vem da rua para dentro do edifício, do lado oposto as portas estão abertas para a fábrica. É daí, por exemplo, que chegam os carros para a oficina, que conta com oito baias.

Existem já contactos com outras empresas para propostas de gestão de frota. Até Junho, a Autovision pensa ter a oficina preparada para receber mais veículos e, se o negócio vier a desenvolver-se mais.

Empresas que já utilizem serviços da Autovision, são as que reúnem as melhores condições para agregar a gestão de frotas. A ideia é que a empresa se coloque como um fornecedor em muitas das áreas que não são negócio para a empresa cliente, à semelhança do que já fazem com a Volkswagen Autoeuropa (é o cliente principal).

Para os clientes externos que não tenham uma fábrica de automóveis nos seus activos e que precisem de recorrer a financiamento, a Autovision dispõe-se a estudar as diversas soluções e a intervir em seu nome. No entanto, o responsável da empresa argumenta que o facto da posse do veículo estar no locatário, faz com que a sua preocupação seja mais a degradação do carro (visto que é ele que a assume) e não tanto o interesse do cliente.

É isso que marca a diferença em relação às gestoras do mercado, defende-se a empresa. Apesar de não ter actuação comercial em específico para esta área, as ambições da Autovision são muito claras. “Queremos dar o verdadeiro nome à gestão de frotas”, diz João Sousa. “O que as outras empresas fazem é apenas entregar veículos; nós queremos colocar o foco no cliente e ajudá-lo a rentabilizar a frota”.