Em Setembro de 2017 vai entrar em vigor novos testes laboratoriais mais rigoroso para medição das emissões de CO2 e outros poluentes emitidos pelos motores de combustão dos veículos.

O novo teste de homologação de consumos e emissões (WLTP) aplica-se oficialmente a partir de setembro de 2017 para os novos modelos introduzidos no mercado, pela primeira vez, a partir dessa data e, um ano mais tarde, a partir de Setembro de 2018, deverá aplicar-se a todos os registos de veículos novos na UE.

O WLTP contém condições de teste mais realistas, incluindo velocidades mais altas, comportamentos de condução mais representativos e condições de medição mais rigorosas do que o teste de laboratório atual (NEDC), assegurando que as medições em laboratório reflictam, de forma mais realista, o desempenho do carro em estrada.

Pode não significar, em concreto, alterações nos veículos, mas pode resultar num impacto para os consumidore. Daí que seja susceptível de suscitar dúvidas que motivaram a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA) a lançar ESTE SITE  onde explica os benefícios do novo teste, analisa o impacto do WLTP sobre o consumidor e apresentar recomendações para a correcta implementação dos novos resultados de homologação.

Através de uma série de infográficos educacionais, WLTPfacts.eu responde às perguntas mais comuns de uma forma clara e simples, fornecendo um cronograma de transição e explicando as diferenças entre o novo teste e o antigo procedimento NEDC.

O site também aborda as preocupações dos consumidores com relação à tributação dos veículos e ao consumo de combustível.

Nomeadamente questões que ainda exigem a atenção da UE e dos governos nacionais, incluindo informações sobre a tributação e uma introdução harmonizada do WLTP em toda a União Europeia.

Recorde-se que alguns construtores automóveis já estão a realizar e a divulgar o resultado de testes aos seus modelos, tentando perceber o seu impacto sobre os consumos e emissões homologados.

O grupo PSA (Peugeot, Citroen e DS) e a Opel têm sites próprios onde não apenas explicam o processo como divulgam, com total transparência, os resultados auditados por consultoras independentes.