A solução de carregamento indutivo inclui localização de veículos, comunicação eletrónica, gestão de carregamento, monitorização de segurança e recuperação de dados

Quando instalada num veículo eléctrico, a tecnologia de carregamento indutivo da Continental permite a transferência de energia sem fios, de uma plataforma de carregamento no solo, para uma plataforma de carregamento na parte inferior do veículo.

O condutor só tem de estacionar em cima da plataforma de carregamento, auxiliado por uma solução de micronavegação da Continental.

Assim que o veículo se aproxima de uma área de estacionamento equipada com carregamento indutivo é executado automaticamente um diálogo de autenticação com a estação de carregamento.

Um interface homem-máquina mostra ao condutor quando é que o veículo atingiu a posição correta de estacionamento e confirma que o carregamento começou.

Tem capacidade para carregar até uma potência que pode chegar aos 11 kW. Este valor é geralmente suficiente para cerca de um quilómetro de autonomia nos veículos eléctricos atuais.

Solução prática de carregamento

“No presente, existem várias razões para que os condutores de veículos elétricos estejam relutantes em usar todas as oportunidades disponíveis para carregarem o seu veículo. Se estiver frio ou húmido no exterior, podem não ter vontade de sair e de se debaterem com um cabo de carregamento”, justifica Thomas Röhrl, especialista responsável por este sistema indutivo de carregamento.

Isto acontece particularmente nos casos em que os condutores apenas pretendem fazer uma paragem curta.

A Continental oferece esta solução de carregamento não apenas para veículos elétricos, mas também para bicicletas elétricas.

“Com este sistema de carregamento indutivo, os condutores podem tirar vantagem das oportunidades de recarregamento sempre que estas surgirem e sem qualquer incómodo”, prossegue Röhrl. “E um grande número de pequenas sessões de carregamento fornece a mesma energia do que uma sessão mais longa”.

Rumo à condução autónoma

Esta solução de carregamento indutivo é capaz de carregar um veículo elétrico a uma potência que pode chegar aos 11 kW.

Este sistema carrega o veículo automaticamente e de uma forma completamente segura assim que o carro estiver estacionado na posição correta sobre a plataforma no solo.

Os componentes de carregamento indutivo colocados no veículo incluem uma plataforma recetora, eletrónica de potência, controladores e uma interface homem-máquina para ajudar no estacionamento. O sistema de posicionamento também foi desenvolvido pela Continental.

A tolerância de posicionamento de mais de 10 cm é ideal para garantir a melhor transferência de energia possível da plataforma no solo para o veículo. O progresso em curso no campo da tecnologia de condução semi-automatizada permitirá no futuro que o estacionamento seja feito sem qualquer ação por parte do condutor, tornando-se melhor e mais conveniente.

A uma potência de 11 kW, cada minuto de carregamento proporciona aproximadamente um quilómetro de autonomia de condução.

“Assim, no período de 20 minutos, que equivalem a uma ida às compras, a autonomia pode ser aumentada até 20 km,” diz Röhrl.

Tecnologia segura

A Continental garante a segurança de todo o sistema.

Assim que o processo de autenticação wireless tenha sido concluído com sucesso e que o veículo esteja corretamente estacionado, a plataforma de carregamento começa a transmitir energia.

O aumento gradual da potência de saída total é concluído em poucos segundos.

Se a função integrada de monitorização de lacunas detetar a intrusão de um objeto estranho sob o veículo, na zona entre a plataforma no solo e a plataforma no veículo, a transmissão de energia é imediatamente interrompida.

A tecnologia de carregamento indutivo ocupa relativamente pouco espaço na garagem ou no parque de estacionamento em comparação com a tecnologia que usa cabos.

A plataforma no solo, que é capaz de suportar uma carga que pode atingir os 500 kg, está localizada ou embutida no chão, tornando o sistema mais fácil de ser integrado em parques de estacionamento pequenos ou em boxes.

Em parques de estacionamento públicos (em garagens de estacionamento ou centros comerciais), outra grande vantagem desta tecnologia de carregamento é o reduzido risco de vandalismo.