Como pode a informação valiosa para o utilizador individual ser recolhida a partir de enormes quantidades de dados?
A resposta para esta pergunta foi dada pela empresa tecnológica internacional Continental na IZB que decorreu entre 18 e 20 de outubro em Wolfsburg.
O foco esteve, entre outras coisas, na Road Database (Base de Dados sobre a Estrada) que, em combinação com outros sistemas, é um elemento básico da mobilidade inteligente e dos níveis mais avançados da condução automatizada.
“Queremos mostrar aos nossos clientes como podemos trabalhar em conjunto para implementar, passo a passo, a visão de uma condução sem acidentes e também criar valor acrescentado considerável para a mobilidade individual e para o sector da logística. Estamos no caminho para atingir este objetivo”, diz Sven-Uwe Niemann, gestor da Continental, sobre os objetivos da presença nesta feira.
“Nem sempre é fácil mostrar, mesmo aos profissionais experientes do sector automóvel, como podem ser ganhas vantagens percetíveis a partir da Cloud e da Big Data. Mas com a Road Database não existem dúvidas: usando os vários sensores existentes no veículo, é recolhida apenas a informação que pode ser acrescentada a mapas rodoviários digitais de alta resolução – para uma condução de antecipação, confortável e segura”, diz Niemann.
A Road Database utiliza as vantagens da partilha de dados
A Road Database, um produto da família eHorizon da Continental, foi concebida para complementar ou agir como uma alternativa aos mapas rodoviários digitais convencionais. Atinge a sua máxima força quando combinada com o eHorizon e com sistemas de assistência avançados. “Usamos um princípio que já provou o seu valor na internet: quanto mais informações os utilizadores fornecerem, melhor será a imagem fornecida para todos.
Aplicando este princípio à Road Database da Continental, isto significa que, quanto mais veículos e fabricantes usarem o sistema, mais precisa e atualizada será a informação disponibilizada sobre o percurso, estado da estrada, engarrafamentos ou obstáculos. O resultado é uma situação em que todos os envolvidos ganham”, diz Niemann.
A Road Database utiliza os modernos sensores de veículos, tais como câmaras óticas, radares, que gravam continuamente uma grande quantidade de informação necessária. No futuro será acrescentada ainda mais informação sobre as condições da estrada a partir de outras unidades eletrónicas de controlo – por exemplo, o sistema eletrónico de travagem.
Os dados sobre o percurso obtidos desta forma são verificados pelo computador de bordo e comparados com a informação sobre o percurso que já está gravada. Isto cria uma imagem digital da estrada e das suas características, que é transmitida através de redes sem fios e de forma anónima ao data center da Continental. Este centro recebe assim imagens de trânsito de vários veículos e utiliza-os para criar uma imagem geral, que é enviada individualmente para os veículos conectados.
Os futuros sistemas avançados de apoio à condução serão feitos com base nesta informação bastante precisa sobre a estrada. Abrangerão muito mais do que apenas a geometria da estrada ou funções como manter o veículo na faixa correta. Incluirão também informações sobre alterações aos limites de velocidade, obras temporárias ou veículos avariados. Assim, podem ser otimizados de forma considerável os percursos individuais e o consumo de energia. E este facto é tão importante para motores de combustão como para veículos híbridos ou totalmente elétricos.
connected Energy Management para híbridos ainda mais eficientes
O sistema connected Energy Management (cEM) da Continental, que será mostrado também na IZB, usa igualmente a informação digital sobre a estrada. Isso amplia as fases de deslizamento e recuperação em veículos híbridos em que o motor combustão é desligado da transmissão. O cEM informa o condutor quando é aconselhável desacelerar, por exemplo no caso de existirem limites de velocidade. O veículo ajusta então automaticamente a sua velocidade. Em combinação com as funções de condução automatizada, o cEM permitirá aos condutores uma condução mais confortável, mas também mais eficiente.
Novo design do interior fornece as bases para o futuro diálogo homem-máquina
Também será mostrado na IBZ um sistema com uma consola central curva. Isto é um sinal de que a Continental está a desempenhar um papel pioneiro no design de interiores para o carro conectado do futuro. O sistema combina dois ecrãs táteis AMOLED de 12.3 polegadas com um sinal de feedback háptico, medição de pressão e reconhecimento gestual integrado. Estes são os elementos que desempenharão um papel fundamental no diálogo homem-máquina durante a condução automatizada.