No futuro, os sistemas de acesso serão capazes de reconhecer a aproximação dos utilizadores autorizados e configurar as suas definições personalizadas
Segurança e fiabilidade são prioritárias para a Continental no que diz respeito a soluções de bloqueio de abertura de portas e de identificação dos utilizadores.
Por isso, está atualmente a trabalhar na implementação de um sistema que reconhece automaticamente o condutor quando ele se aproxima da viatura.
O sistema pode ativar a iluminação interior e/ou exterior, por exemplo, para permitir que o condutor localize e aceda mais facilmente ao carro no escuro. Isto também significa que funcionalidades personalizadas, como o posicionamento dos bancos, configurações do ar condicionado e preferências de entretenimento podem ser ativadas antes de o condutor entrar no carro.
A solução Approach Unlock (Desbloqueio por Aproximação) pode destrancar e até mesmo abrir ligeiramente a porta do carro quando uma pessoa autorizada se aproxima do veículo. O mesmo sistema também pode trancar o carro depois de o condutor ter saído e se ter afastado do veículo.
Importância do smartphone
Ao conceber e implementar novas soluções de acesso, a Continental tem naturalmente em conta o smartphone e outros dispositivos móveis em voga, tais como os smart watches.
A Gateway Key é um exemplo de como o fornecedor do sector automóvel está a aliar a comodidade e a segurança nestas soluções.
A chave do carro transportada pelo condutor funciona aqui como um intermediário. Está ligada ao veículo através de um padrão wireless seguro que seja adequado a utilização em automóveis, que lhe permite receber comandos vindos de um smartphone ou de uma app de um smartwatch, por exemplo, usando Bluetooth Low Energy (Bluetooth LE, também conhecido como Bluetooth Smart).
Destrancar as portas ou abrir as janelas, entre outras funções do veículo, poderão assim ser controladas remotamente usando esta app. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento estão também a planear incorporar NFC (near field communication), que está disponível em vários modelos de smartphones.
A solução também envolve comunicação bidirecional entre o veículo, a Gateway Key e o smartphone, o que significa que o caminho de transmissão também pode carregar informação do veículo para o dispositivo móvel final – incluindo dados de GPS sobre a posição atual do veículo, se está ou não trancado, ou informação mais aprofundada como a pressão dos pneus, a quantidade de combustível no tanque e muitos outros.
Outra possibilidade no futuro pode ser oferecida por chaves adaptáveis que podem ser usadas como as chamadas “chaves de lazer”. Um exemplo disto é a Shadow Key, que transforma hardware individual, juntamente com o smartphone, numa chave. O ecrã do smartphone torna-se num meio de entrada e é carregado através da interface NFC. Esta é uma possibilidade tanto para os modelos atuais como para novos tipos de veículos.
Historial da Continental
Enquanto fornecedor do sector automóvel, a Continental beneficia de vários anos de experiência neste domínio: desenvolveu os primeiros imobilizadores eletrónicos em 1994 e o primeiro sistema de arranque e entrada sem chave, o PASE (entrada e ignição passiva), em 1998.
Desde então, o PASE foi aperfeiçoado com melhoramentos significativos tais como a comunicação wireless bidirecional. A Continental fornece atualmente a quarta geração de PASE aos fabricantes de automóveis.
É por isso que as únicas tecnologias com provas dadas na estabilidade e no elevado nível de proteção são usadas para fazer evoluir e para desenvolver este tipo de soluções. Os engenheiros concentram-se em antecipar e prevenir ativamente possíveis ataques. No entanto, outro objetivo importante destes desenvolvimentos é, no futuro, aumentar ainda mais a comodidade do condutor e dos passageiros.
As soluções são um exemplo da filosofia da Continental, que atualmente encara os sistemas de acesso integrados em dispositivos inteligentes como complementos aos sistemas tradicionais de controlo de acesso e de arranque. Com estas soluções, a Continental prova mais uma vez que está a desenvolver soluções antecipadas e inovadoras que respondem ao desejo de máxima comodidade por pate dos utilizadores de automóveis e às elevadas e justificadas exigências ligadas à proteção contra a utilização não autorizada.