Contas do ano fechadas, o grupo Cooltra anuncia um aumento previsto de 70% da faturação, a nível europeu, em 2018.
O grupo que se diz líder europeu em mobilidade sobre duas rodas conta atualmente com uma equipa de mais de 700 colaboradores e uma frota de 15 mil scooters divididas entre as três empresas do grupo: Cooltra, eCooltra e EcoScooting.
Só em Portugal, o número de novos clientes cresceu 14% face a 2017. Contando com 71 colaboradores distribuídos pelas três empresas do grupo (Cooltra, EcoScooting, e eCooltra), a empresa vai continuar a expandir o número de unidades da frota para atender ao crescimento da procura e assegurar capacidade para satisfazer as necessidades de novos clientes profissionais.
A nível europeu, em 2019 prevê atingir uma faturação de 42 milhões de euros (26 milhões de euros em 2018), aumentar a equipa para mais de mil colaboradores e introduzir dois mil novos veículos na frota que já opera em mais de 100 pontos de aluguer de 20 filiações.
A aposta nos veículos elétricos terá especial relevância este ano e prevê-se que 75% da faturação advenha deste tipo de veículos.
Do total de 17 mil unidades previstas para o próximo ano, a Cooltra admite que 56% das scooters sejam elétricas, reforçando o compromisso do grupo por uma mobilidade mais limpa e sustentável.
“No grupo Cooltra contemplamos um futuro em que a mobilidade se faz apenas com veículos elétricos. Pensamos que as cidades estarão conectadas, que a mobilidade será mais prática, simples e sustentável. Por isso já estamos a trabalhar em várias linhas para contribuir para uma mobilidade mais eficiente e para que nos próximos anos possamos ter 100% das nossas scooters elétricas”, comenta Timo Buetefisch, CEO e fundador do grupo Cooltra.
Clientes profissionais Cooltra e a oportunidade face às restrições urbanas
A maior parte do negócio do Grupo Cooltra corresponde à empresa Cooltra (53%), com o serviço de aluguer de motos tanto a particulares como a empresas, que cresceu, em 2018, cerca de 170% em relação ao ano anterior.
Domino’s Pizza, Burguer King e Prosegur são alguns dos clientes profissionais que fazem uso do serviço.
Os restantes negócios do Grupo Cooltra são as scooters elétricas partilhadas da eCooltra, que representaram 29% do negócio em 2018 e a EcoScooting, serviço de entregas sustentável, com uma faturação de 18%.
2018 foi um ano chave para a mobilidade elétrica partilhada e, em Lisboa introduziu um novo modelo, Askoll, mais adaptado às características da cidade.
O aumento do tráfego urbano e as restrições de trânsito no centro das grandes cidades, como é o caso de Madrid, e outras onde tal poderá vir a acontecer constitui um enorme potencial de negócio para a Cooltra.
“Os veículos elétricos não fazem ruído, o custo da eletricidade para recarregá-los é muito inferior ao do combustível fóssil e muito menos poluente, não emitem nenhum tipo de gases porque respeitam muito mais o meio-ambiente. São uma tendência natural nas cidades modernas em constante desenvolvimento, que necessitam de continuar a crescer de uma forma sustentável e de reduzir o congestionamento e a mobilidade ineficiente. Em 2019 iremos trabalhar para que este tipo de mobilidade sustentável continue a crescer nas grandes cidades”, afirma Timo.