Frotas não têm que ser apenas carros. Mas se ainda não era conhecido quem fizesse sistemas de financiamento de motas, semelhantes àqueles que existe nos automóveis, agora há uma solução.

A Cooltra, uma empresa de origem espanhola que abriu portas em Portugal há cerca de um ano, oferece a possibilidade de ter motas alugadas em prazos alargados, com serviços incluídos, num modelo em tudo semelhante ao renting de automóveis.

Um dos maiores clientes no país é a Burger King, que recorreu ao aluguer de motas para lançar o serviço de entregas que tem disponível neste momento. Outros clientes fortes serão empresas de estafetas e de last mile delivery.

A Cooltra, que tem vindo a ter um crescimento exponencial de faturação, assume-se como uma empresa de mobilidade para duas rodas. O negócio começou diretamente no cliente particular e só passado algum tempo passou para as empresas.

Nestas, o enfoque está em alugueres de longa duração, embora admita alguma flexibilidade. As motas em causa vão desde Cargo Scooters, Scooters, Maxi Scooters, a motos de 3 rodas ou Motorbikes.

Os alugueres podem ser feitos até aos 36 ou 48 meses, com quilometragens mensais que podem ir desde os 500 aos 1500 km por mês.

Tal como num renting, há serviços incluídos. Entre eles, seguros, revisões, manutenção e pneus.

As marcas escolhidas pela Cooltra são de qualidade comprovada. Por isso, a manutenção é a feita de acordo com o preconizado pelo fabricante. Quanto ao seguro, inclui todas as coberturas necessárias, incluindo assistência em viagem. Além disso, a Cooltra prevê ainda a substituição do veículo por uma Scooter 125 cc, na própria oficina. Conte-se ainda com imposto de circulação e Inspeção Periódica Obrigatória.

Mas a configuração de uma mota de origem não é tão diferente entre si como acontece com os automóveis. Um ponto importante nos alugueres desta empresa são as box para colocar carga (incluída no renting), dado que muitos dos clientes são empresas de transporte. A Cooltra sugere até que se consegue substituir um pequeno veículo por uma moto. Com a caixa Big Box, consegue-se levar 200 l de carga.

A título de exemplo, diga-se que um Renault Clio, tem uma capacidade de carga de 300 litros. Outra solução é a Pizza Box, para volumes de menor dimensão. E para entregas de comida, que a Cooltra diz serem as mais comuns, existe a bolsa térmica.

A Cooltra tem ainda disponíveis para aluguer capacetes, luvas, casacos e mantas para o frio.

Nos serviços, a empresa pode até ajudar a gerir a forta, através de sistemas de geolocalização. A Cooltra disponibiliza estas soluções, bem como ferramentas de otimização dos dados que são recolhidos. Com estes conseguem-se saber quais as distâncias médias percorridas pela frota. Ou, quando necessário, seguir o estado da encomenda em tempo real.

Tal como acontece nos carros, as paragens nas frotas de motas implicam também um serviço de entrega que não é feito. A pensar nisso, a empresa tem um serviço de reparação no local ou nas instalações onde a viatura tem a base.

Quanto a preços, o renting de uma mota pode variar entre 50 a 190 euros/mês.

Modelos das motos

Peugeot Tweet Pro

125 cc a 4 tempos
Jantes de 16” para garantir conforto
Mota preparada para carga
Sym Symphony

125 cc a 4 tempos
90 km/h velocidade máxima
Jantes de 16”
Eletricas

O investimento que a Cooltra está a fazer em mobilidade elétrica é grande. Recentemente, a empresa anunciou o investimento de 20 milhões de euros em motas elétricas desenvolvidas pelo CEiiA, de Matosinhos.

Contactos:

Cooltra
Luis Figueiredo
910958282
www.corporate.cooltra.com