O primeiro semestre de 2015 registou uma contração de 5% do crédito clássico concedido às empresas
Nos primeiros seis meses do ano manteve-se a tendência verificada nos períodos anteriores: 70% dos montantes concedidos no crédito clássico (mais de 815 mil milhões) tiveram como destino a aquisição de meios de transporte (mais de 570 mil milhões), um aumento de 28% quando comparado com o mesmo período de 2014.
A conclusão resulta dos dados revelados pelas associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado, que mostram ainda que o crédito total ao consumo atingiu, neste período, um total de 2.805 milhões de euros.
Este valor representa uma recuperação de 18,3% face ao mesmo período de 2014, que se deve em grande parte à subida de 31,4% do crédito clássico concedido a particulares.
Em contraciclo, houve uma contração de 5% do crédito clássico concedido às empresas de Janeiro a Junho de 2015.
E na Europa?
Mo nespaço europeu, o total de novo crédito concedido subiu 9 por cento no segundo trimestre deste ano, quando comparado com o período homólogo.
Segundo a Eurofinas, este é o nono trimestre consecutivo em que se verifica um aumento no total do novo crédito concedido, o que demonstra a recuperação da indústria.
O financiamento da compra de automóveis (novos e usados) continua a ser o motor do crescimento, com uma subida de 13 por cento face ao trimestre homólogo. A concessão de crédito para consumo pessoal também apresentou uma boa performance, com mais 7,2 por cento face ao mesmo trimestre do ano anterior.