credito automovel asfac 2016A maioria do crédito clássico concedido a particulares em Março e desde o início do ano destinou-se à aquisição de meios de transporte, subindo 57% em comparação com março de 2015 e 44% nos primeiros 3 meses do ano em relação ao mesmo período de 2015.

Os montantes financiados para as viaturas ligeiras de passageiros usadas cresceram 45% no terceiro mês do ano quando comparadas com o período homólogo, representando 67% dos meios de transporte financiados.

Já os montantes concedidos nas viaturas ligeiras de passageiros novas aumentaram 85% face a março de 2015, representando 27% dos meios de transporte financiados.

Do montante total atribuído em março para financiamento da aquisição de meios de transporte (155 milhões de euro) 92% foram atribuídos a particulares.

O total do crédito concedido pelas associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado – ascendeu aos 690 milhões de euros, mais 39,9% do que no mesmo mês de 2015.

Em termos trimestrais o crédito atribuído totalizou 1.775 milhões de euros, uma subida de 34,6% face ao período homólogo.

Tanto no mês de março como nos três primeiros meses do ano, 48% do crédito foi concedido aos concessionários e comerciantes de automóveis, ou seja, financiamento à economia.

“A procura dos concessionários e dos comerciantes de automóveis pelo financiamento das instituições de crédito especializado tem vindo a crescer sucessivamente. Isto revela a força do setor e a sua capacidade para apoiar o desenvolvimento económico do país”, adianta o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, lembrando ainda o efeito do aumento da carga fiscal sobre o automóvel, que entrou em vigor a 31 de março, e que levou os consumidores a antecipar as suas compras.