Eficiência, segurança e qualidade do serviço em análise, numa competição de condução entre equipas destinada a aumentar a prevenção rodoviária e ainda melhorar os rácios de sustentabilidade do serviço postal

O “Driver’s Challenge”, competição de condução por equipas compostas por dois elementos (um carteiro e uma chefia), é uma iniciativa promovida pelo IPC (International Post Corporation), com o objetivo de promover a educação dos condutores e o envolvimento dos colaboradores. Engloba condução ecológica, segurança de condução e serviço ao cliente. Os operadores postais aderentes realizam uma competição nacional e, de dois em dois anos, o IPC organiza a prova com os vencedores das edições nacionais. Já aconteceram seis provas internacionais, incluindo em Portugal, em 2018. Os ctt ganharam precisamente a edição que decorreu no autódromo do Estoril e que contou com a participação de 11 concorrentes europeus.

ctt drivers challenge

Prova de apuramento nacional

O “ctt Driver’s Challenge”, a prova que elege a equipa portuguesa participante no “Driver’s Challenge” mundial, está incluída no programa de Segurança Rodoviária deste operador postal. Tendo como elemento fundamental a promoção de uma condução eficiente e segura, a seleção dos concorrentes acontece de acordo com as seguintes variáveis:

  • Eficiência de consumo da frota (consumo real vs consumo expectável);
  • Taxa de sinistralidade rodoviária (acidentes por quilómetros percorridos, sendo premissa essencial apresentar zero acidentes nos dois anos anteriores ao evento);
  • Qualidade de serviço, de acordo com a avaliação dos clientes.

As 80 equipas participantes na competição de 2023 prestaram provas em formatos distintos: online, com questões relacionadas com a Sustentabilidade, Condução Eco Eficiente, Segurança Rodoviária, Código da Estrada, Manutenção de Frota e Viaturas, tendo as 20 melhores equipas da primeira fase transitado para a etapa seguinte. Aqui, tiveram de superar mais quatro provas, duas de estrada, uma de perícia em parque fechado e ainda uma prova técnica. Pela primeira vez, o evento envolveu apenas veículos elétricos. O centro de distribuição dos ctt de Taveiro, em Coimbra, foi de novo o local escolhido para a realização das provas, a primeira das quais, e com mais influência no resultado final, com os concorrentes a realizar um percurso onde o consumo mais baixo e a condução segura garantiram a melhor pontuação.

A prova seguinte avaliou a distribuição de objetos de acordo com as atuais regras do eficiente e segura, enquanto a etapa subsequente, de perícia, exigiu ao condutor manobrar a viatura ao longo de um percurso com tempo limitado, sem tocar ou derrubar os objetos estrategicamente colocados.

No final, a avaliação técnica. Diferente todos os anos, incluiu a identificação de anomalias na viatura, o preenchimento correto de uma Declaração Amigável de Acidente de Automóvel, a substituição de um pneu com a implementação das devidas medidas de segurança, assim como o aprovisionamento do veículo respeitando os limites legais de peso e acondicionamento da carga.

“Desde 2015 realizámos seis edições e sabemos que o ‘ctt Driver’s Challenge’ é bastante valorizado por quem participa. Os resultados mais importantes são a redução da sinistralidade laboral com causa rodoviária em cerca de 75%, relativamente a 2014. Por via disso, ao longo destes anos, já conseguimos evitar mais de 100 mil trabalhos perdidos e muitas centenas de acidentes laborais”, refere José Guilherme, responsável do Road Safety Manager dos ctt e também Chair do UPU Road Safety Expert Team.