A EDP está prestes a concluir a instalação de mais de 500 pontos de carregamento elétrico nas instalações dos CTT
A EDP Comercial foi escolhida pelos CTT como fornecedora exclusiva de uma solução integrada de mobilidade elétrica que inclui 550 pontos de carregamento.
A partir de agora, uma frota de mais de 700 veículos eletrificados conta com pontos de carregamento (instalados pela EDP Comercial) e hubs de mobilidade elétrica em 110 localizações: armazéns, lojas e centros de distribuição dos CTT situados em Portugal Continental, Madeira e Açores.
Todos os pontos serão monitorizados permanentemente através de uma plataforma digital, diz a empresa, bem como será feita a gestão inteligente da rede de carregamento, de forma a assegurar que mais veículos possam estar a carregar em simultâneo.
Esta é a maior rede de carregamento privado instalada pela EDP em Portugal, e vai permitir a aceleração da transição energética dos CTT, que pretende ter metade da sua frota de entregas de última milha 100% elétrica já em 2025.
De acordo com os CTT, esta rede deverá estar completamente instalada até ao segundo trimestre deste ano.
Atualmente, a frota sustentável dos CTT percorre aproximadamente 13.200 quilómetros por dia. A empresa conta já com cinco Centros de Entrega em que a distribuição é feita sem emissões de CO2: Cascais, Arroios, Junqueira e ainda ilhas da Graciosa e Porto Santo, e mantém a ambição de expansão a outros centros.
O que dizem os intervenientes
João Bento, CEO dos CTT, diz que a ambição da empresa em chegar a todos os cantos de Portugal de forma cada vez mais “limpa e económica” saiu reforçada com a parceria estabelecida com a EDP.
“Para a nossa frota ecológica continuar a crescer, é crucial apostarmos igualmente numa ampla rede de soluções de carregamento que dê resposta às nossas necessidades de distribuição e aos crescentes desafios do last-mile”, acrescenta.
Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, manifesta por seu lado a satisfação pela elétrica nacional ter sido escolhida pelos CTT para este empreendimento. E acrescenta: “com este passo, a EDP e os CTT comprovam que há soluções práticas e eficientes para que cada vez mais frotas empresariais possam acelerar o seu caminho de descarbonização.
A parceria estratégica entre EDP e CTT
Ambas as empresas têm atualmente em curso uma parceria que envolve o fornecimento de eletricidade renovável pela EDP às instalações dos CTT.
Além disso, a parceria inclui também a criação de cerca de 40 Bairros Solares espalhados pelo país, com a instalação de centrais solares nos edifícios CTT (que servirão para autoconsumo e para partilha dessa energia com cerca de oito mil famílias e pequenas empresas vizinhas). Um total de 12.000 painéis solares que permitirão aos CTT passarem a produzir a sua própria energia, bem como reduzir, de forma significativa, o seu consumo da rede.