Os ctt – Correios de Portugal estão a reforçar a sua frota elétrica.

Este ano, a empresa vai receber 73 novos Peugeot e-Expert, o que aumentará a frota elétrica da distribuidora para mais de 400 veículos movidos a eletricidade (20 deles, híbridos).

Para breve está também prevista a chegada de 82 motociclos elétricos para distribuição.

Quanto aos novos comerciais ligeiros 100% elétricos Peugeot que vêm reforçar a frota dos ctt, são modelos que vêm equipados com baterias de 50 kWh de capacidade e têm uma autonomia anunciada de 200 km.

Todos os novos comerciais ligeiros zero emissões e-Expert foram contratados em renting pelos ctt.

Os ctt estimam que esta nova frota elétrica de 73 Peugeot e-Expert percorra cerca de 1,5 milhões de quilómetros puramente elétricos percorridos e evite a emissão de cerca de 320 toneladas de CO2.

Os novos comerciais serão distribuídos por vários centros de entrega ctt.

https://fleetmagazine.pt/2021/12/13/ctt-international-road-safety-awards/

Dois hubs 100% elétricos

Para melhor gestão desta frota, a empresa conta também já com dois hubs totalmente elétricos em Lisboa.

Os centros de entrega da Junqueira e de Arroios garantem assim uma atividade regular totalmente livre de emissões poluentes.

Segundo os ctt, está prevista a expansão desta solução zero emissões para outros centros.

Compromisso com a sustentabilidade

João Bento, CEO dos ctt, diz que a empresa mantém o empenho em expandir a sua frota “de forma consistente através de soluções economicamente eficientes e que contribuam para um mundo mais sustentável”.

O responsável máximo pelos ctt destaca o facto de a empresa ter sido pioneira, no início dos anos 2000, no uso profissional de veículos elétricos em Portugal. A partir de 2012 notou-se mesmo um aumento gradual deste tipo de veículos na frota da empresa, que incorporou bicicletas elétricas, veículos de carga especialmente adaptados à distribuição postal e veículos ligeiros de mercadorias, sem esquecer, mais recentemente, a aposta nos ligeiros de passageiros.

Exemplo disso foi o teste, pioneiro, da Nissan e-NV200 XL Voltia em Portugal.

Assim, e graças a esta aposta, desde 2017 que os ctt têm registado uma melhoria na média anual de eficiência da sua frota na ordem dos 5,5%.