A frota operacional dos CTT – Correios de Portugal vai ser reforçada com 604 novos Peugeot Partner, Expert e Boxer.

Na operação está também envolvida a gestora de frotas portuguesa Finlog.

No conjunto, são 428 unidades comerciais do modelo Partner fabricado em Portugal, 150 unidades do Boxer e 26 unidades do Expert. Calcula-se que possam representar cerca de 2% da quota de mercado da Peugeot Portugal no segmento dos comerciais ligeiros.

Com este negócio os CTT modernizam uma frota que já é uma das mais jovens do país, cuja idade média é de 3,3 anos.

As viaturas serão alvo de transformações específicas, designadamente a adaptação das respectivas caixas de carga e habitáculos, com vista a aumentar a sua versatilidade.

 

Critério principal de seleção: poupança de consumos e CO2

 

A escolha da solução teve em conta critérios de racionalidade económica e ambiental, nomeadamente os consumos e as emissões. Em 2014, mais de 99% dos contratos celebrados pelos CTT incluíram cláusulas ambientais.

Com estes veículos prevê-se uma redução de consumos da ordem dos 3% ao ano (75 mil litros durante a sua vida útil) e uma poupança de emissões de CO2 que pode ascender a mais de 170 toneladas.

De acordo com os dados do IPC (Internacional Post Corporation, uma organização sectorial), os CTT foram o operador postal que mais reduziu a sua pegada carbónica a nível mundial no período 2008-2013: menos 51%.