A primeira reação humana a um novo automóvel é invariavelmente emocional e, neste aspeto, o Cupra Born preenche todas as qualidades visuais de sedução: uma frente assertiva, atraente e simultaneamente atrevida, uma zona traseira luminosa que o identifica com a nóvel marca com costela catalã e um físico lateral que consegue ser simultaneamente desportivo e envolvente.
Uma vez experimentada esta emoção primária, o condutor desculpa-lhe quase tudo, ainda que não haja muito para lhe perdoar.
Na combinação de cores, texturas e formas, o interior consegue ser tão apaixonante quanto o exterior, apesar da pureza e delimitação horizontal do tablier só ser possível devido à supressão de comandos físicos, como os de climatização, parte dos quais com acesso direto a partir do ecrã táctil central de 12″.
É possível controlar funções como as de climatização ou o rádio através de voz, caso contrário, torna-se necessário aceder ao painel onde agora moram, o que obriga a desviar o olhar da estrada mais tempo do que o recomendável.
Atrás do volante e sentado num excelente banco (o do acompanhante não consegue ser tão confortável…), o condutor do Cupra Born pode contar com a informação prestada por um pequeno ecrã, muito minimalista e pouco configurável, situado atrás do volante.
Conta também com boa visibilidade dianteira, apenas possível porque a frente mergulhante e a amplitude e inclinação do para-brisas o permitem, inclinação essa que obriga à existência de pilares laterais que podem condicionar a visão em alguns situações.
Apesar da estrutura compacta, a boa distribuição dos orgãos mecânicos permite-lhe oferecer um espaço aceitável aos ocupantes do banco traseiro. Idealmente dois. Também os 385 litros ed capacidade de mala alinham com a média do segmento.
Impressões do Cupra Born
CUPRA Born e VW ID.3 repartem plataforma, motores, bateria, alguns comandos e equipamento. Mas diferem naquilo que enche a vista e que dá carácter a um carro.
Seja por causa do diâmetro da jante ou da afinação da suspensão, o Born distingue-se por entregar uma sensação de condução mais reativa, precisa e envolvente e, ainda que no papel apresentem prestações semelhantes, o carro espanhol manifesta um temperamento mais empolgante.
Anunciando uma autonomia combinada de 395 km, com alguma margem de segurança, é mais realista esperar algo em torno dos 320/340 km, apesar dos 14,9 kWh/100 km de consumo médio registados durante o ensaio.
A bateria deste Born pode carregar em postos de 100 kW. Num de 50 kW, precisa de pouco mais de meia hora para recuperar até 80% da sua capacidade; ligado durante a noite a uma tomada doméstica, através do carregador fornecido, deverá permitir mais 150 a 200 km de condução.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Cupra Born 58 KWH (204 CV)
Custo de aquisição | 42.998 euros |
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Renda 36 meses | 666,72 euros |
Renda 48 meses | 626,18 euros |
Motor elétrico | 150 kW (204 cv) |
Binário máximo | 310 NM |
Consumo | 15,8 kWh/100 km |
Bateria | 58 kW |
Autonomia | 395 km (ciclo combinado) |
Tributação Autónoma | Isento |
IVA | Dedutível desde que o uso da viatura se esgote nas atividades que conferem o direito a dedução |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |