Em 2023, o SUV charneira da marca tribal espanhola valeu 55% das vendas da Cupra em Portugal.

A nova versão recebe alterações de design que incorporam uma nova linguagem de design que inclui uma frente afilada, faróis Led Matrix triangulares e o logótipo CUPRA integrado e iluminado entre os grupos óticos traseiros.

No habitáculo, face ao anterior Formentor, a tecnologia digital foi melhorada na sua funcionalidade e visualização no painel atrás do volante e também no ecrã central, que passa a ter 12,9” e um cursor retro iluminado.

Em termos mecânicos, a novidade mais importante para o segmento corporate será a nova tecnologia híbrida plug-in (eHybrid)

Com potências de 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW), esta nova geração de mecânicas híbridas plug-in (eHybrid) combinam um motor 1.5 TSI com uma unidade elétrica.

Entregam mais de 100 km de autonomia em modo totalmente elétrico, graças a uma nova bateria com 19,7 kWh (úteis) que admite carregamento rápido em corrente contínua até 50 kW e até 11 kW em corrente alternada (anteriormente 3,6 kW).

Com  jantes de 18” ou 19”, o renovado CUPRA Formentor conta agora também com uma nova motorização mild hybrid a gasolina com 150 cv (solução idêntica à do igualmente renovado Cupra Leon), mantendo na gama a oferta a gasóleo através do motor 2.0 TDI de 150 cv, numa versão associado apenas à transmissão automática DSG.

A performance do motor é complementada pelo chassis do novo CUPRA Formentor.

A arquitetura MQB Evo permite a fácil integração de uma variedade de tecnologias, incluindo variados sistemas de assistência à condução e segurança. Tais como:

  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC). Com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação permite adequar a velocidade em função da geografia do terreno, do trânsito e dos limites de velocidade;
  • Assistência em Viagem (Travel Assist). Utiliza informações do ACC e do Lane Assist para manter o veículo no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego;
  • Assistência Lateral e de Saída do veículo. Avisa acústica e visualmente o condutor ao detetar aproximação de viatura no ângulo morto ou na abertura da porta do veículo, por exemplo após o estacionamento do mesmo;
  • Assistente do Condutor. Garante que o condutor está concentrado na condução, alertando para distrações com avisos visuais e acústicos. Se não houver reação da parte do condutor, o sistema pode iniciar o processo de travagem. Caso não exista alteração do comportamento, o veículo pode parar completamente, ativar as luzes de emergência e contactar diretamente os serviços de emergência utilizando o sistema eCall.
Fleet Awards Portugal
www.fleetawardsportugal.pt Concorra e participe no evento mais importante que distingue pessoas e empresas que mais se destacaram pelo seu trabalho ou pela importância que têm para o sector das Frotas em Portugal