Formentor é um cabo e uma praia da ilha espanhola de Maiorca e, a partir de agora, também o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela CUPRA.

É “o” carro dos tempos atuais: um CUV, ou seja, um SUV “à” Cupra, bastante desportivo, capaz de arrebatar ao primeiro olhar e com características de condução que rapidamente conquistam quem está atrás do volante.

E até à chegada do el-Born é também o único modelo exclusivo da CUPRA, uma marca espanhola irreverente, que pretende dinamizar um conceito moderno de tribo, com que pretende demarcar-se dos restantes emblemas do grupo VAG.

formentor

Os restantes carros com o intrigante símbolo da marca são o Leon de 5 portas e a carrinha (ST), além do Ateca. Face ao Seat ou CUPRA Ateca, o Formentor é ligeiramente mais comprido e mais baixo, possui linhas mais vincadas e dispõe de uma palete de cores idealizada para reforçar a postura mais agressiva e a atitude mais dinâmica.

Dinâmica que é reforçada pelos motores:

  • 2.0 TSI, a gasolina, com 310 cv, tração nas quatro rodas (4Drive) e caixa automática DSG de oito velocidades, a partir de 47.030 euros;
  • 1.5 TSI, com 150 cv, a partir de 31.990 euros;
  • Versão híbrida plug-in com 245 cv;
  • Motor 2.0 TDI com 150 cv.

Sobre as duas últimas mecânicas (PHEV e TDI) há um esforço do importador para colocar o primeiro na casa dos 40 mil euros (IVA incluindo, dedutível para clientes profissionais), enquanto o Cupra Formentor a gasóleo deverá situar-se dentro do segundo escalão da Tributação Autónoma.

formentorA caixa DSG é comandada por botão na parte central da consola e patilhas atrás do volante.

Existem vários modos de condução, que podem ser acentuados pelo sistema de som, uma vez que este permite ir ao encontro do espírito deste carro: uma sonoridade digital do motor pode ser audível no habitáculo, em função do estilo de condução e da aceleração.

O botão para o fazer está situado no volante, tal como o comando “Start” que serve para ligar o motor.

Formentor com habitáculo exclusivo

Pelas dimensões, o CUPRA Formentor tem concorrentes diretos dentro do grupo Volkswagen e entre diversas marcas premium. Contudo, é pelo conceito de marca individualista e irreverente que pretende diferenciar-se, apostando em conquistar clientes com espírito jovem e que cultivam a diferença.

Desenvolvido sob a plataforma MQB-EVO, a mesma utilizada pelo CUPRA (SEAT) Leon e pelo VW Golf, por exemplo, beneficia de uma boa distância entre eixos (2,68 metros) para rentabilizar a habitabilidade traseira (mas apenas para dois ocupantes, devido à largura do assento), embora o espaço de mala – 420 litros – seja inferior ao do que o Ateca ou do que a Leon ST.

cupra formentor

No interior acolhedor abundam pormenores especiais que reforçam o espírito da marca, nomeadamente o uso de detalhes cromados, a combinação de cores ou as variações de iluminação, além, naturalmente daqueles que são permitidos por via dos painéis digitais, atrás do volante, bem como no de ecrã de 12’’, no centro do tablier.

O sistema multimédia tem conectividade integrada e permite descarregar aplicações ou aceder a alguns serviços, ou a funcionalidades da viatura, através do smartphone, como por exemplo a sua localização ou dados da viagem.

Os próprios bancos dianteiros têm uma constituição desportiva, em forma de baquet. A suspensão variável (DCC) e, opcionalmente, os travões Brembo de 370 mm (310 mm de série) reforçam-lhe a veia desportiva.

Diesel e plug-in na calha

Sem surpresas, tanto as versões híbrida plug-in como a com motor a gasóleo partilham soluções mecânicas utilizadas pelo grupo.

Sempre com tração dianteira, a primeira recorre a um motor a gasolina de 1.4 litros (1.4 TSI) com 150 cv, combinada com um elétrico de 115 cv. A bateria de 13 kWh permite-lhe uma autonomia estimada de 50 km em modo elétrico.

A versão a gasóleo recorre ao motor 2.0 TDI com 150 cv.

Está previsto que ambas cheguem ao mercado apenas em 2021.