Em 2023, a representatividade do Leon no volume total de vendas da Cupra em Portugal representou apenas 13%. Muito distante dos 55% do Formentor ou dos 32% do Cupra Born, modelo exclusivamente elétrico que aumentou os números ao chegar a algumas empresas.

CUPRA Born vence categoria “Carro de Empresa” de 27.500 euros a 35 mil euros nos Prémios Fleet Magazine 2022

Em 2024, a Cupra foca atenções no renovado Leon, imprimindo o ADN da marca de modo mais evidente no traço exterior, melhorando a experiência tecnológica a bordo e aumentando a eficiência mecânica, nomeadamente na mais eletrificada, que é, afinal, aquela que desperta mais interesse para as empresas.

Contudo, não é de dar menos importância à manutenção na gama do motor diesel 2.0 TDI de 150 cv, presente nas carroçarias de cinco portas e Sportstourer.

Mais de 100 km em modo elétrico

O principal destaque mecânico está na versão PHEV (eHybrid) de 204 cv, principalmente se a Cupra Portugal vier a dispor de uma versão fiscal deste motor no primeiro patamar da Tributação Autónoma. Na outra versão mecânica PHEV, mais desportiva, Leon VZ e-HYBRID com jante de 19”, a potência sobe aos 272 cv.

Equipado com uma bateria de maiores dimensões (19,7 kWh úteis) e de um conjunto mecânico mais eficiente, os Cupra Leon de cinco portas e Sportstourer prometem autonomia em modo elétrico para mais de 100 km e, facto inédito, admitem velocidades de carregamento mais elevadas: em corrente contínua até 50 kW (em menos de meia hora pode recuperar de 10 a 80% da capacidade da bateria), em corrente alternada até 11 kW (anteriormente, 3,6 kW).

O Cupra Leon 1.5 e-Hybrid de 5 Portas com 204 cv tem preço de tabela a partir de 45.900 euros e é de 46.600 euros na carroçaria Sportstourer.

Motores a gasolina e a gasóleo

O motor 1.5 TSI de quatro cilindros a gasolina, também presente na mecânica PHEV, equipa as mecânicas TSI (sem eletrificação) e eTSI (mild hybrid), entregando 150 cv nos dois casos.

Com injeção direta e turbocompressor, a opção mild hybrid melhora a eficiência ao assistir o esforço do motor a gasolina com uma pequena unidade elétrica de 48 V, alimentada por uma bateria de iões de lítio.

Esta combinação permite que o CUPRA Leon possa ter o motor a combustão desligado em alguns cenários de condução e ainda recuperar energia para a bateria durante a travagem. Solução melhorada e diferente do anterior sistema de 12 V, com a fase da ignição assegurada também através desta combinação.

O Cupra Leon 1.5 TSI de 5 Portas com 150 cv tem preço de tabela de 36.500 euros e de 38 mil euros no Leon Sportstourer.

As versões mild-hybrid 1.5 eTSI DSG têm preço de tabela de 39.500 euros na carroçaria de cinco portas e de 41 mil euros na Sportstourer.

O diesel continua presente na gama Leon, na versão TDI de 2.0 litros com 150 cv (110 kW), associada a uma caixa DSG de 7 velocidades. Com este motor, o preço de tabela anunciado começa nos 41.800 euros e nos 43.300 euros, carroçarias de cinco portas e Sportstourer respetivamente.

Diferenças e equipamento

Construído sobre a arquitetura MQB Evo com afinação mais desportiva da suspensão e direção, o renovado Cupra Leon incorpora a novo identidade visual da marca, com uma frente bastante afilada e logótipos bem destacados na carroçaria e iluminado na parte traseira.

O interior prossegue a mesma linguagem de design (na consola central, nos painéis das portas, no painel de instrumentos e nos estofos), melhorando a impressão de qualidade do interior com uma abordagem mais sustentável, já que os bancos são revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica.

A impressão sensitiva é dominada por uma experiência digital melhorada, mais intuitiva e iluminada proveniente do sistema de infotainment de 12,9” ou, de forma auditiva, por um novo sistema de som com 12 colunas.

Entre os diversos sistemas de assistência à condução e segurança encontra-se:

  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC). Com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação permite adequar a velocidade em função da geografia do terreno, do trânsito e dos limites de velocidade;
  • Assistência em Viagem (Travel Assist). Utiliza informações do ACC e do Lane Assist para manter o veículo no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego;
  • Assistência Lateral e de Saída do veículo. Avisa acústica e visualmente o condutor ao detetar aproximação de viatura no ângulo morto ou na abertura da porta do veículo, por exemplo após o estacionamento do mesmo;
  • Assistente do Condutor. Garante que o condutor está concentrado na condução, alertando para distrações com avisos visuais e acústicos. Se não houver reação da parte do condutor, o sistema pode iniciar o processo de travagem. Caso não exista alteração do comportamento, o veículo pode parar completamente, ativar as luzes de emergência e contactar diretamente os serviços de emergência utilizando o sistema eCall.

Através de uma aplicação – My CUPRA – o utilizador tem a possibilidade de controlar, à distância, algumas funcionalidades como a climatização, gerir o carregamento da bateria ou a abertura/fecho remoto da viatura.

Fleet Awards Portugal
www.fleetawardsportugal.pt Concorra e participe no evento mais importante que distingue pessoas e empresas que mais se destacaram pelo seu trabalho ou pela importância que têm para o sector das Frotas em Portugal