Não será a escolha mais óbvia para uma frota. Mas esta versão mostra como se pode fazer de um Leon um automóvel visualmente atraente e potencialmente desportivo. Arrebatador, desejável, envolvente, a ponto de quase fazer esquecer o modelo original de que provém

A CUPRA surgiu originalmente como o departamento desportivo da SEAT, antes de se estabelecer como uma marca independente, com estilo e identidade próprios.

Embora os modelos mais recentes partilhem a mesma concepção e base de construção de outros veículos do grupo VW, a CUPRA distingue-se por uma aparência moderna, única e com um forte apelo dinâmico, conquistando cada vez mais um público jovem e entusiasta de tecnologia.

Além disso, a marca tem ampliado a sua presença em novos mercados onde o grupo alemão tem uma atuação mais restrita.

O CUPRA Leon é uma versão mais arrojada e cativante do SEAT Leon.

Disponível nas versões de cinco portas e carrinha, o CUPRA Leon é oferecido exclusivamente com motores a combustão, incluindo duas opções híbridas plug-in, que proporcionam uma autonomia elétrica superior a 100 km.

A motorização pode ser escolhida entre duas opções de potência: 204 cv ou 272 cv, sendo esta última exclusiva da versão VZ, que é precisamente aquela que tivemos o privilégio de poder ensaiar. E que surge nas imagens acompanhada de um conjunto de equipamento opcional (detalhes desportivos e pintura mate da carroçaria, além de jantes de 19”, por exemplo), com um custo extra superior a 10 mil euros.

O sistema mecânico é semelhante aos modelos mais recentes do grupo VW e consiste num motor a gasolina de 1,5 litros com 150 cv, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades e a um motor elétrico alimentado por uma bateria, agora de maior capacidade, de 19,7 kWh.

Esta atualização praticamente permite duplicar a autonomia elétrica em comparação com a versão anterior, superando os 120 km em ciclo combinado, de acordo com a classificação WLTP.

Outra vantagem é o carregamento rápido de até 50 kW, que possibilita recarregar a bateria e recuperar muito mais rapidamente a autonomia elétrica.

Na versão VZ de 272 cv que ensaiámos, a autonomia real variou entre 80 e 100 km.

Esse valor é mais do que suficiente para a maioria das deslocações diárias dos utilizadores europeus, mas é provável que a maioria opte por conduzir em modo híbrido, aproveitando assim todo o potencial mecânico da versão VZ.

Terrivelmente divertido de conduzir, especialmente graças à suspensão rebaixada e aos pneus que tem montados, o Cupra Leon VZ permite selecionar no volante modos de condução que variam do confortável ao desportivo.

Inclui também o modo CUPRA, ativado por um simples botão no volante, para momentos de condução mais intensos. Este modo ajusta a resposta do acelerador, os tempos de troca das relações da caixa de velocidades e até o som do motor – artificial no modo 100% elétrico – proporcionando uma experiência sonora envolvente e única dentro do habitáculo.

Com um design exterior arrojado, realçado pela assinatura luminosa em LED, e ainda mais sedutor dependendo da cor da carroçaria, o interior do Leon destaca-se pela percepção de qualidade e pela presença de tecnologia.

Conta com uma tela central maior, de 12,9 polegadas, e um ambiente digital mais intuitivo, além de comandos deslizantes sensíveis ao toque, mais eficazes e iluminados, entre outras melhoramentos funcionais e ergonómicos.

Como era de se esperar de uma carrinha, esta versão oferece maior praticidade e capacidade na bagageira (com abertura automática), embora a presença da bateria de tração elétrica tenha obrigado a reduzir o seu volume de 620 para 470 litros, em comparação com a versão que dispõe de motor exclusivamente a gasolina ou a gasóleo.

Impressões

Por se tratar de uma versão híbrida plug-in, mais eficiente em termos de consumo e vantajosa do ponto de vista fiscal, não deixa de ambicionar o estatuto de modelo desportivo.

Seja pela escolha das cores, das jantes, da suspensão rebaixada ou dos detalhes luminosos que se destacam de qualquer ângulo, a verdade é que nem precisamos de saber que dispõe de 272 cv para que a sua forte presença dinâmica se torne evidente e convença até os mais céticos.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Cupra Leon Sportstourer 1.5 e-Hybrid (272 cv)

Custo de aquisição38.579 euros + IVA
Renda 36 meses977 euros + IVA
Renda 48 meses887 euros + IVA
Potência combinada272 cv
Binário400 Nm
Bateria19,7 kWh
Consumo combinado0,7 l/100 km
Emissões CO214 g/km
Autonomia elétrica123 km
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição