Não será a escolha mais óbvia para uma frota. Mas esta versão mostra como se pode fazer de um Leon um automóvel visualmente atraente e potencialmente desportivo. Arrebatador, desejável, envolvente, a ponto de quase fazer esquecer o modelo original de que provém
A CUPRA surgiu originalmente como o departamento desportivo da SEAT, antes de se estabelecer como uma marca independente, com estilo e identidade próprios.
Embora os modelos mais recentes partilhem a mesma concepção e base de construção de outros veículos do grupo VW, a CUPRA distingue-se por uma aparência moderna, única e com um forte apelo dinâmico, conquistando cada vez mais um público jovem e entusiasta de tecnologia.
Além disso, a marca tem ampliado a sua presença em novos mercados onde o grupo alemão tem uma atuação mais restrita.
O CUPRA Leon é uma versão mais arrojada e cativante do SEAT Leon.
Disponível nas versões de cinco portas e carrinha, o CUPRA Leon é oferecido exclusivamente com motores a combustão, incluindo duas opções híbridas plug-in, que proporcionam uma autonomia elétrica superior a 100 km.
A motorização pode ser escolhida entre duas opções de potência: 204 cv ou 272 cv, sendo esta última exclusiva da versão VZ, que é precisamente aquela que tivemos o privilégio de poder ensaiar. E que surge nas imagens acompanhada de um conjunto de equipamento opcional (detalhes desportivos e pintura mate da carroçaria, além de jantes de 19”, por exemplo), com um custo extra superior a 10 mil euros.
O sistema mecânico é semelhante aos modelos mais recentes do grupo VW e consiste num motor a gasolina de 1,5 litros com 150 cv, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades e a um motor elétrico alimentado por uma bateria, agora de maior capacidade, de 19,7 kWh.
Esta atualização praticamente permite duplicar a autonomia elétrica em comparação com a versão anterior, superando os 120 km em ciclo combinado, de acordo com a classificação WLTP.
Outra vantagem é o carregamento rápido de até 50 kW, que possibilita recarregar a bateria e recuperar muito mais rapidamente a autonomia elétrica.
Na versão VZ de 272 cv que ensaiámos, a autonomia real variou entre 80 e 100 km.
Esse valor é mais do que suficiente para a maioria das deslocações diárias dos utilizadores europeus, mas é provável que a maioria opte por conduzir em modo híbrido, aproveitando assim todo o potencial mecânico da versão VZ.
Terrivelmente divertido de conduzir, especialmente graças à suspensão rebaixada e aos pneus que tem montados, o Cupra Leon VZ permite selecionar no volante modos de condução que variam do confortável ao desportivo.
Com um design exterior arrojado, realçado pela assinatura luminosa em LED, e ainda mais sedutor dependendo da cor da carroçaria, o interior do Leon destaca-se pela percepção de qualidade e pela presença de tecnologia.
Conta com uma tela central maior, de 12,9 polegadas, e um ambiente digital mais intuitivo, além de comandos deslizantes sensíveis ao toque, mais eficazes e iluminados, entre outras melhoramentos funcionais e ergonómicos.
Como era de se esperar de uma carrinha, esta versão oferece maior praticidade e capacidade na bagageira (com abertura automática), embora a presença da bateria de tração elétrica tenha obrigado a reduzir o seu volume de 620 para 470 litros, em comparação com a versão que dispõe de motor exclusivamente a gasolina ou a gasóleo.
Impressões
Por se tratar de uma versão híbrida plug-in, mais eficiente em termos de consumo e vantajosa do ponto de vista fiscal, não deixa de ambicionar o estatuto de modelo desportivo.
Seja pela escolha das cores, das jantes, da suspensão rebaixada ou dos detalhes luminosos que se destacam de qualquer ângulo, a verdade é que nem precisamos de saber que dispõe de 272 cv para que a sua forte presença dinâmica se torne evidente e convença até os mais céticos.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Cupra Leon Sportstourer 1.5 e-Hybrid (272 cv)
Custo de aquisição | 38.579 euros + IVA |
Renda 36 meses | 977 euros + IVA |
Renda 48 meses | 887 euros + IVA |
Potência combinada | 272 cv |
Binário | 400 Nm |
Bateria | 19,7 kWh |
Consumo combinado | 0,7 l/100 km |
Emissões CO2 | 14 g/km |
Autonomia elétrica | 123 km |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |