CUPRA é uma marca recente no grupo Volkswagen. Lançada em 2018, a anterior divisão de modelos desportivos da SEAT chega agora a Portugal, com uma identidade jovem e distinta, marcada por grande dinamismo e irreverência.
A inspiração mantém-se acentuadamente desportiva, com modelos de potência elevada e linhas bastante agressivas, mesmo quando na origem estão veículos partilhados com a SEAT.
Com mais de 25 mil unidades vendidas em 2019, a entrada no mercado português faz-se com o CUPRA Leon (5 portas e ST) e o Formentor, um CUV, ou um SUV mais desportivo, com dimensões semelhantes ao Ateca, mas com pose mais desportiva.
Disponível está também o CUPRA Ateca.
Pretendendo demarcar-se do conceito tradicional do automóvel, a CUPRA quer proporcionar um nova experiência de venda, assistência e de interação: a CUPRA Garage, um espaço inovador, moderno e sofisticado, desenvolvido para envolver o cliente numa atmosfera de conceito tribal, evocando, em grande medida a própria simbologia transmitida pelo emblema da marca.
Inspirada e inspiradora, digital e fazendo uso da realidade virtual para apresentar futuros modelos, a primeira CUPRA Garage na Europa foi inaugurada em setembro, na cidade alemã de Hamburgo, país onde a marca vendeu mais veículos em 2019.
Portugal deverá contar com cinco CUPRA Garage numa primeira fase, de norte a sul do País. A comercialização e assistência dos veículos são também feitas em pontos de venda SEAT.
O el-Born será o primeiro modelo elétrico da marca. Com previsão de chegada ao mercado em 2021, compartilha plataforma e a maioria dos elementos mecânicos com o Volkswagen ID.3.
A CUPRA é também a primeira marca automóvel a participar da competição off-road para SUVs elétricos, a Extreme E.
Como principal parceira da equipe ABT Sportsline, em 2021, vai disputar numa série de provas nos lugares mais difíceis e remotos, como a floresta amazónica ou a zona do Ártico, escolhidos para aumentar a consciencialização sobre a problemática das alterações climáticas.