A CUPRA apresentou o Terramar, o novo SUV desportivo que vem substituir o CUPRA Ateca e completar a gama de produtos da marca representada pela SIVA|PHS em Portugal, agora composta pelo Terramar, Born, Leon, Formentor e o também recém-apresentado Tavascan.
CUPRA Tavascan: SUV coupé 100% elétrico com preços a partir de 50.410 euros
Este SUV desportivo “extremamente emocional”, como o apelida a marca, incorpora o novo ADN da CUPRA, prestando homenagem ao circuito histórico de Sitges-Terramar, onde a marca foi lançada em 2018.
Com proporções desportivas, o CUPRA Terramar apresenta-se com uma presença em estrada marcante, fruto do seu “nariz de tubarão”, com um design dianteiro diferenciado, com a grelha a dar lugar à abertura inferior funcional em função da performance. Com mais de 4,5 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,86 m de largura e uma distância entre eixos é de 2,68 m, o SUV Terramar apresenta proporções desportivas que fluem da frente para as laterais, com linhas que acentuam a sensação de performance desportiva.
Com a possibilidade de deslizar os bancos traseiros, a capacidade da bagageira aumenta para 602 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros).
Ainda na secção traseira, o logótipo da CUPRA, integrado e iluminado, está situado entre os faróis, fazendo companhia ao nome Terramar, também ele iluminado. O difusor traseiro contrasta com os demais elementos do design, aligeirando as proporções e conferindo ao veículo “um caráter audacioso”, diz a marca.
Conteúdo deste artigo
CUPRA Terramar eletrificado
O novo SUV combina opções de combustão interna e eletrificação, garantindo assim uma ampla gama de motorizações, adaptável a qualquer necessidade.
Em Portugal, serão comercializados três sistemas de motorização, distribuídos por duas tecnologias diferentes: os blocos eTSI (mild hybrid) e a nova geração de híbridos plug-in (eHybrid).
A versão de entrada, equipada com a motorização eTSI, conta com a tecnologia mild hybrid de 48V, com motor a gasolina de 1.5 litros e 150 cv, associado a uma transmissão DSG de sete velocidades.
Quanto à opção eHybrid, poderá ser configurada em dois níveis de potência (204 cv ou, na versão VZ, com 272 cv). Nesta configuração, o motor 1.5 litros a gasolina atua com um bloco elétrico. A este conjunto junta-se um pack de baterias com 19,7 kWh de capacidade útil, garante de mais de 100 km de condução 100% elétrica, assegura a CUPRA.
Acrescenta-se ainda o facto da bateria do Terramar ser compatível com carregamento rápido até 50 kW (carga CC) quando em viagem, ou 11 kW no domicílio, utilizando uma wallbox.
Um SUV conectado
A bordo do Terramar há todo um mundo de conectividade e entretenimento. O novo SUV eletrificado da CUPRA utiliza ecrãs de alta resolução para fornecer toda a informação necessária aos condutores e ocupantes, um sistema de alta-fidelidade e, para um maior controlo de todas as funções do carro, um acesso ao ecossistema CUPRA através da app My CUPRA.
Ao volante está visível um cockpit digital de 10,25”, coadjuvado por um head-up display que projeta as informações diretamente no pára-brisas.
O sistema de infotainment de 12,9” (de série), conta com hardware e software renovados, podendo mesmo ser personalizado com widgets configuráveis.
Segurança ao volante
Este SUV apresenta, entre os sistemas de segurança e conforto, o Predictive Adaptive Cruise Control (ACC), o Travel Assist, o Side and Exit Assist, o Emergency Assist e o Attention and Drowsiness Assist.
Esta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor é reforçada com sete airbags, incluindo um frontal-central de série.
Ao nível da iluminação, conta com CUPRA Matrix LED Ultra, com tecnologia de alta-definição – um sistema que ilumina a estrada e projeta informações sobre o pavimento à frente do condutor, aumentando assim a segurança e a consciência ao volante. Este sistema alerta ainda, na projeção, para a proximidade do veículo da frente e para as condições meteorológicas. Aliado a outros sensores a bordo, ilumina a estrada e avisa sobre saídas de faixa, obras, neve ou até gelo, bem como pontos mortos e sinalização.
Opcional é o Pre-Crash Occupant Protection System, que prepara o carro para um possível acidente com base na dinâmica do veículo e nas informações dadas pelos radares frontais e traseiros.